A Chegada do Verão

0 Love

O verão é uma das estações mais esperadas, e a mais expansiva de todas.

Todos os organismos vivos têm seu relógio biológico sincronizado às variações do ambiente, que chegam com as mudanças das estações. Cada estação traz consigo características que vêm das mudanças no clima da Terra.

Nós também participamos dessas variações, e o nosso corpo se adapta a essas mudanças.

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente até encontrar o seu apogeu no verão, quando as plantas estão no auge do desenvolvimento e a vida animal em geral está com o máximo de atividade.

 

Com alguns cuidados, aproveite bem este verão

O verão é uma época própria para usar menos roupa, aproveitar lindas praias e piscinas, tomar banho de sol, praticar atividades ao ar livre.

Tomar excesso de sol é o principal perigo do verão.

Os raios solares são fundamentais para manter o planeta aquecido; porém, nos últimos tempos eles têm ultrapassado a barreira da camada de ozônio e chegam mais intensos à Terra.

Entre 10h e 16h, os raios UV são emitidos em índice extremo; ao longo do tempo eles vão se acumulando no DNA de nossas células, com efeitos que tendem para diversas doenças.

Para se proteger é preciso usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nesses horários.

O protetor solar pode ser dispensado pela manhã bem cedo até as 10 horas ou no final da tarde.

 

As altas temperaturas e o clima quente e úmido

A medida que o calor aumenta, as veias sanguíneas se dilatam para refrescar o corpo. Isso coloca uma carga extra sobre o coração, o que dependendo da saúde da pessoa pode provocar alguma dificuldade.

O calor pode causar também insolação, queimaduras solares, desidratação, problemas de pele e brotoeja.

Cuidado com o excesso de sol, principalmente sobre a cabeça. Proteja-a com um boné ou chapéu de abas largas.

 

Para prevenir ocasionais doenças provocadas pelo sol

  • Sintomas da insolação: pode provocar intensa falta de ar e até perda de consciência, dor de cabeça, náusea, tontura, febre, pele vermelha.  Sentindo algum sintoma, procure sair do sol e hidratar-se com água.
  • Queimaduras solares: use roupas leves e beba bastante líquido. Faça compressas com água fria e procure um médico se for preciso.

 

Desidratação

A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo.

É causada muitas vezes pelo calor excessivo, que durante o verão aumenta em nosso corpo, levando ao excesso de sudorese.

Sintomas da desidratação: cansaço, boca seca, ficar muitas horas sem urinar, e em casos graves febre e enjoo.

 

A importância de hidratar-se

Uma pessoa normal perde 2,6 litros de água por dia sem fazer nenhum exercício intenso, a maioria pela urina. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até um litro.

  • Beber água pura e fresca (não gelada) e sucos de frutas naturais.
  • Os refrigerantes matam a sede mas não hidratam.
  • As bebidas isotônicas são soluções que misturam água e sais minerais, e cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo. Podem ser usadas em caso de desidratação intensa.
  • A água de coco retirada da fruta é excelente; além de hidratar, é rica em potássio e outros minerais.
  • Cuidado com águas contaminadas e seus produtos, como os sorvetes feitos com as mesmas.

 

Doenças de pele

  • As doenças de pele são frequentes no verão, por isso é preciso secar bem o corpo.
  • Não deixe de secar entre os dedos dos pés, a umidade é a causa de frieiras nesse local.
  • A micose é causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.
  • Procure andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas, se estiver na praia.
  • Na mulher aumentam as doenças ginecológicas causadas por fungos e bactérias, como a candidíase, ardência e coceira. Evite roupas íntimas de tecido sintético e não fique muito tempo com o biquíni molhado.

 

Proteção dos olhos

Proteja os olhos dos raios UV, usando óculos de sol mesmo nas horas da manhã e no final da tarde.

A exposição ao sol pode ser nociva aos olhos à medida que envelhecemos, estimulando o progresso de doenças como a degeneração macular ou agravando os sintomas da catarata.

 

Alguns conselhos

  • Use roupas de algodão ou seda, que são leves e deixam o corpo respirar.
  • Não faça exercícios muito pesados; algumas pessoas não toleram o calor do verão, sentindo-se irritadas e incomodadas.
  • A prática da natação nessa época é perfeita, ou uma outra atividade que envolva água.
  • Evite o consumo de álcool em demasia, principalmente cerveja, que dá a ideia de frescor quando está sendo ingerida, mas depois aumenta o calor do corpo, produzindo suor excessivo, acidez estomacal, azia e irritabilidade.
  • O calor pode fazer mal ao seu bichinho; mantenha sua vasilha com água limpa, e dê água aos cachorrinhos da rua.

 

Brotoeja

Bebês com menos de seis meses não podem usar protetor solar; precisam ficar somente na sombra, e roupinhas leves garantem sua proteção.

A brotoeja é uma inflamação das glândulas sudoríparas e ataca muito os bebês.

A pele se apresenta irritada, com bolinhas vermelhas que aparecem no pescoço e debaixo dos braços, surgindo por causa do grande calor e suor em constante contato com a pele.

Roupa sintética em crianças também pode provocar brotoeja.

Use na água do banho uma colher de amido de milho (maisena) ou um chá bem forte de camomila, e aplicar talco de hamamélis.

 

Evite a intoxicação alimentar

Ela pode ocorrer principalmente em climas úmidos e quentes.

  • Comida estragada e mal conservada (fora da geladeira) pode causar diarreia, vômito e febre.
  • Muitas pessoas adoecem devido a alimentos contaminados, que podem vir de restaurantes, barracas na praia ou até mesmo de nossa cozinha. Bactérias podem surgir e contaminar os alimentos durante o processo de manipulação ou do preparo, ou quando eles estão muito velhos e começam a ser tornar impróprios para o consumo.
  • Importante lavar as mãos antes de preparar o alimento.
  • Sirva os alimentos após seu preparo (principalmente carnes e peixes). Se forem guardados mais que duas horas, melhor levá-los à geladeira.
  • A salmonela é um micro-organismo que atinge as carnes e pode causar diarreia, vômitos, náuseas e até mesmo desidratação grave.

 

Alguns alimentos leves para a temporada de verão

No verão, com as altas temperaturas, é importante aumentar a ingestão de líquidos, frutas, verduras e legumes, além de diminuir as calorias.

  • Cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis contêm substâncias que estimulam a produção de melanina e ajudam a pele contra a ação dos raios solares.
  • Evite o uso frequente de carne vermelha, priorizando o consumo de proteínas vegetais como feijões, lentilhas, grão de bico, quinoa etc.
  • A quinoa é considerada o melhor alimento de origem vegetal como fonte de proteína, tem um papel importante na formação dos ossos e dentes, e previne a anemia. Pode ser usada como salada preparada com alface, tomate, cenoura etc.
  • Iogurte puro ou batido com frutas.
  • As frutas – ameixa, melão, tangerina, laranja-lima, maçã, pera, banana…
  • Os sucos de melancia, de abacaxi com hortelã, limonada.
  • Os chás frios – chá mate com limão, chá verde, erva doce, camomila.
  • As saladas de folhas verdes temperadas com salsinha, hortelã, aipo, abobrinha crua ralada.
  • As verduras cozidas – brócolis, escarola, espinafre…

 

Desconexão digital

Desligue os aparelhos que possam atrapalhar seu descanso e suas férias.

Não hesite em desligar o celular durante a noite; dê um descanso à sua mente, você irá perceber os benefícios da “desconexão digital”.

Alguns anos atrás, não tínhamos essas distrações a mais; podemos muito bem tentar passar algum tempo novamente sem elas.

Viva com sabedoria neste verão

Como o sol que brilha mais forte no verão, nós também devemos brilhar com a nossa vida, vivendo com sabedoria, paz e harmonia.

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor – escrito por Jane Fiorentino.

Comentários

  1. Miriam 4 de agosto de 2016 at 21:08
    Responder

    Gostaria de saber se o óculos solar tem proteção UV ou é só um acessório? ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda