Treino Tabata

0 Love

Já ouviu falar no método Tabata? Não é um conceito tão novo assim, mas continua sendo um treino que dá muitos resultados, principalmente para quem tem pouco tempo disponível e precisa fazer um treino mais rápido e eficaz.

Cada “Tabata” dura 4 minutos, divididos em rounds de 20 segundos fazendo o exercício com 10 segundos de descanso, repetindo a série de acordo com as especificidades do treino. Esse processo é repetido por 8 vezes.

É importante dizer que o método traz um gasto calórico elevado, e ainda deixa o metabolismo mais ativo por horas após sua realização. Mas isso não quer dizer que emagrece. O emagrecimento se dará através de um gasto calórico negativo no dia, ou seja, gastar mais do que consome.

É indicado fazer o método de duas a três vezes por semana no mínimo, e de três a sete para melhores resultados a curto prazo. Dá para fazer um treino com várias “Tabatas”; isso depende de seu condicionamento físico, mas o melhor é mesclar com outros tipos de treino.

Dá para montar diversas variações, mesclando musculaturas diferentes, estímulos diferentes… Vou propor um básico, usando o peso do corpo para exemplificar. Mais pra frente, passo mais exemplos e outras séries do método! O ideal é pesquisar, no YouTube ou em outras redes, por “Tabata”, para encontrar as músicas específicas para o treino. Elas avisam o descanso e o tempo ativo. É uma boa opção para não precisar ficar cronometrando os períodos.

 

ROUND 1

20’’ BURPEE

 

Desenho de um homem fazendo burpee

20’’ CLIMBER MOUNTAIN

Desenho de um homem fazendo mountain climbing

20’’ PRANCHA BRAÇOS RETOS

Desenho de um homem fazendo prancha

 

ROUND 2

20’’ AGACHAMENTO

 

Desenho de uma mulher fazendo agachamento

20’’ FLEXÃO DE BRAÇO

Desenho de uma mulher fazendo flexão

 

ROUND 3

20’’ POLICHINELO

Desenho de uma mulher fazendo polichinelo

20’’ ABDOMINAL RETO

Desenho de uma mulher fazendo abdominal

 

ROUND 4       

20’’ AVANÇO

Desenho de uma mulher fazendo afundo

20’’ AGACHAMENTO ISOMETRIA

Desenho de uma mulher fazendo agachamento

20’’ POLICHINELO

Desenho de uma mulher fazendo polichinelo

 

Se você tiver alguma dúvida sobre esse treino, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Você pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda