Sobre alongamento

0 Love

A teoria de se alongar é aumentar a distância de um ponto da musculatura ao outro. Normalmente, as pessoas pensam que alongar antes de fazer atividades físicas evita lesões, mas nem sempre funciona assim! Não há comprovações cientificas desse fato. Na verdade, um bom aquecimento articular e corporal é o indicado para isso. Porém, estou falando de alongamentos imediatamente antes ou depois dos treinos, sejam eles quais forem! O alongamento em si é importantíssimo, mas é mais adequado e eficiente quando feito em períodos paralelos ao da atividade principal. O ideal mesmo é fazer uma boa série de alongamentos em dias alternados com atividades mais intensas.

Muitas lesões ocorrem, principalmente em iniciantes, por a musculatura estar encurtada, evitando que os movimentos sejam feitos corretamente. O alongamento deve sempre ser completo, alongando todas as partes do corpo, e não somente os músculos específicos a serem trabalhados nos treinos principais. Por exemplo, pra quem corre, não adianta apenas alongar os membros inferiores.

 

Algumas dicas a observar antes de uma sessão de alongamentos:

– O ideal é que o músculo esteja levemente aquecido antes de ser alongado. Isso pode ser feito com uma caminhada bem rápida ou até subindo alguns lances de escada. Se o músculo estiver frio, sua capacidade elástica é menor, aumentando os riscos de machucá-lo.

– Porém, não é bom o músculo estar superaquecido, por exemplo, ao terminar um treino de corrida ou de perna na musculação. Isso porque aquela “dorzinha” que você sente no limite do alongamento, é mascarada se o sangue estiver muito concentrado em certas regiões do corpo, podendo fazer com que você alongue demais a musculatura e a machuque também!

– Preste muita atenção na postura na hora de alongar. Estar muito relaxado e não se atentar para a posição e o movimento do alongamento pode agravar ou desencadear uma lesão.

Ter uma boa flexibilidade permite uma melhor qualidade de vida. Por isso, vale a pena todo o esforço!

 

Clique aqui para ver a série de alongamentos preparada pelo Rapha.

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda