O Treinamento

0 Love

O treinamento em circuito está sempre em evidência nas academias, “vendido” como um programa pra quem não tem muito tempo por dia para a realização de quaisquer atividades. Mas será que realmente teremos os efeitos desejados pelo praticante? Vamos por partes….

Sempre aquela velha resposta: depende do objetivo! O treinamento em circuito, pra quem não conhece, é quando fazemos uma atividade muscular com estímulos intensos, mas com intervalos ativos que podem ser desde alguns minutos numa esteira ou bike até abdominais ou o exercício de outro grupo muscular. Vejam que essa atividade envolve vários aspectos positivos: juntamente com descanso e alimentação adequada, você pode ganhar tônus muscular, fortalecimento e/ou perda da massa gorda, devido ao grande uso do sistema cardiovascular, além da boa e velha qualidade de vida. Tudo isso em treinos sucintos que variam de 30 a 50 minutos, porém intensos. Aquele antigo intervalo num treino tradicional, um minutinho parado, não existe mais. Isso pra otimizar a queima calórica!

O circuito pode variar. Pode ser uma série tradicional com intervalos aeróbicos, na esteira ou transport; pode ser uma série com cordas, bolas de Pilates e colchonetes, pode haver o uso de cama elástica, enfim, o importante é que o educador físico responsável por seu treino ajuste as intensidades e volumes ao seu objetivo e condição física atual. Lembrando que esse é um treino bem genérico, onde trabalhamos várias vertentes do corpo ao mesmo tempo, trazendo inúmeros benefícios de uma só vez. Mas cuidado: se seu objetivo for mais específico, como ganho de massa muscular, seu treino deve ser menos genérico e mais pontual. Portanto, apesar do circuito ser um treino excelente, há que ficar atento para a especificidade que o seu objetivo requer!

Em conclusão, qualquer tipo de treino é válido. Quando pensamos na vida que levamos e no tempo que perdemos, tendemos, quase sempre, a preterir nossas atividades de lazer e saúde em favor de compromissos e obrigações do dia a dia, e por isso a brevidade do circuito é tentadora. Mas ficar por muito tempo num tipo só de treino terminará por trazer adaptação ao corpo e estagnação na evolução. Portanto, vamos sempre variar os treinamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda