Fazer aquecimento

0 Love

Quantos de vocês já negligenciaram essa etapa em qualquer tipo de treino? Só de pensar em fazer seu treino, seja indo pra uma academia ou para um parque, e ainda ter que fazer aqueles 10 minutinhos iniciais e finais já dá preguiça, e normalmente as pessoas deixam de fazer, subestimando sua importância. Mas então por que fazê-lo? É realmente necessário? A resposta é sim, e vamos ver o motivo.

O aquecimento, que pode ser feito desde uma caminhada a uma pedalada de baixa intensidade, ajuda na transição do repouso pra o exercício, acelerando o fluxo sanguíneo, o que é muito importante inclusive para evitar lesões, porque o músculo já estará aquecido e irrigado no treino! Também temos um preparo mais adequado de ligamentos e articulações, assim como a toda a parte osteomuscular envolvida. E, é claro, o aquecimento é primordial pra não darmos um súbito estímulo ao coração, permitindo que a frequência cardíaca (FC) suba gradativamente.

Já a volta à calma, também conhecida como “desaquecimento”, tem sua importância em diferentes aspectos: enquanto no aquecimento a intenção é subir aos poucos a FC, a volta à calma serve justamente para sua FC e pressão arterial voltarem ao normal, também gradativamente. O auxílio no retorno venoso é de extrema importância, pois ajuda a evitar aquela sensação de vertigem pós-exercício. Mas o fator mais importante, em minha opinião, é a aceleração do processo de recuperação muscular, fazendo com que seu corpo esteja preparado com mais rapidez para um próximo estímulo (treino). Isso porque, durante a atividade física intensa, nosso corpo faz várias metabolizações, resultando entre outras substâncias no ácido lático. Esse, por sua vez, é responsável pelas dores musculares após o treino. Fazendo a volta a calma, você ajuda e estimula seu corpo a eliminar esse ácido, facilitando em muito a recuperação.

Portanto, não negligencie essas importantes etapas e treine com mais segurança e eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda