Descanso x Treino

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Você já deve ter ouvido essa frase por aí, mas poucos são os que realmente a levam a sério. Por falta de informação ou ansiedade em evoluir nos treinos – seja de que modalidade for –, muita gente acaba forçando além da conta.

Iniciantes afoitos em perder peso e ganhar condicionamento, ou até veteranos querendo acelerar a performance, muitas vezes acreditam que treinar dias seguidos é um bom negócio. Ledo engano.

É preciso ter cautela, sempre. Nosso corpo não é uma máquina, e precisa de cuidados e descansos diários para não entrar em colapso. O ideal é alternar os dias de esporte com dias de descanso ou outra atividade mais leve, praticando no máximo três ou quatro vezes por semana. O corpo precisa de, pelo menos, um dia de intervalo entre os treinos.

As horas de sono também são muito importantes nesse processo de recuperação – e ele deve ser profundo e reparador. Se você não dorme bem, não adianta querer colocar o corpo para funcionar intensamente. Geralmente esse esforço não vai dar em nada, cansar e até predispor a maiores problemas.

Além disso, dormir é mais do que recarregar a bateria para fazer exercícios. Sabe por quê? Porque é enquanto você dorme que o corpo assimila todo o esforço realizado durante o dia.

Portanto, vá com calma na prática esportiva. Nada de sair correndo, pedalando ou nadando por aí, como a recuperar o tempo perdido. Planeje suas atividades, siga as orientações de um profissional, descanse e, aí sim, evolua!

Comentários

  1. jane dangelo fiorentino 18 de novembro de 2013 at 17:33
    Responder

    Rafhael passa aquilo q vive…Te amo !Bjo

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