O Outono

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O equinócio de março, no dia 20, marca o início do outono no Brasil, que termina em 21 de junho.

O equinócio é um fenômeno astronômico em que o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador, e o dia tem a mesma duração tanto no hemisfério Sul como no Norte.

O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o “solstício de inverno” é quando o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5 graus na direção do Sol – ou seja, lá é verão, enquanto no hemisfério Sul é inverno.

No hemisfério Sul esse fenômeno é chamado “outono austral”, enquanto no hemisfério Norte de “outono boreal”.

O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno.

Os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas.

As temperaturas antes elevadas do verão começam a esfriar, e o clima se torna ameno.

A troca de folhas das árvores sazonais começa a prepará-las para a chegada do inverno.

Por ser uma estação de transição, no outono há mudanças rápidas do tempo, maior frequência de nevoeiros e geadas nas regiões Sudeste e Sul.

O outono, segundo a medicina chinesa, é a estação da introspecção, da melancolia, da maturidade, e está ligada ao órgão do pulmão.

Olhamos a natureza com detalhes, avaliando e aprendendo a perceber sua mensagem com a mudança das estações.

A estação do verão está associada à alegria, ao entusiasmo, à abundância e generosidade da natureza.

No final do verão essa força diminui, começa a contrair-se, voltar-se para dentro, para iniciar o recolhimento e armazenar as sementes.

No início do outono a chuva para, baixa a umidade, o ar se torna seco e a temperatura esfria.

A estação revela toda a sua beleza com os lindos dias limpos de céu azul.

 

No outono, a natureza se prepara para o inverno

As folhas das plantas caem, para poupar sua essência vital e adquirir força suficiente para passar o inverno.

É tempo de arar, adubar, podar e preparar a terra para novas semeaduras.

É a estação na qual a colheita das frutas é rica e abundante; frutas que, quando colhidas no tempo certo, ficam ainda mais saborosas.

 

Outono, a estação da introspecção e da faxina interior

Assim como é na natureza, também acontece dentro de nós.

A introspecção nos leva a lidar com as emoções exageradas, fazer as coisas com mais tranquilidade e confiança, para assim poder refletir sobre os novos objetivos.

Sentimos mais vontade de nos recolhermos, de olhar para dentro de nós e nos avaliarmos.

Há uma tendência à melancolia e aos pensamentos nos levam ao passado.

Mágoas guardadas se fazem presentes por causa das reflexões.

É o momento de nos livrarmos de sentimentos antigos e de situações que nos fizeram sofrer.

Tudo isso pode ser considerado como toxinas que afetam nossa saúde; assim como as folhas caem, somos também motivados a só ficar com aquilo que realmente nos será útil.

Por que ficarmos prisioneiros do passado? Isso pode até criar doenças respiratórias, pois a angústia causa falta de ar e não permite uma boa respiração.

Vamos nos livrar de sentimentos antigos, dos apegos que nos aprisionam e de tantas outras coisas inúteis.

 

Outono do desapego

Aliviamos a casa e a nós mesmos!

Fazemos uma bela faxina em casa, nos armários, nas gavetas, jogando o que não serve, doando o que está acumulado… Até no escritório.

Papeizinhos, bilhetinhos, notinhas, jornais, revistas, alimentos vencidos, radiografias que podem ser recicladas pelos laboratórios.

 

Outono, estação da moderação

É o momento de economizar energia do corpo físico, das emoções e dos pensamentos, pois o objetivo é armazenar energia.

Não ultrapasse seus limites!

Livre-se de sobrecarga no trabalho e reduza o ritmo.

Filtre o que realmente é necessário, para poder estar mais consigo mesmo, dando-se tempo para meditar, rezar ou mesmo apenas descansar.

 

O que o corpo precisa

Com o clima mais frio, a atividade física entra como uma ótima opção para a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular, ajudando também a amenizar problemas respiratórios.

É importante fazer caminhadas, exercícios de alongamento etc.

O corpo pede por alimentos mais nutritivos, quentes e úmidos, para compensar a falta de umidade externa e para aquecer-se.

Há uma tendência a comer mais, engordar e inchar, pelo acúmulo de líquidos e de gorduras. Portanto, é o momento para dar limites ao corpo e suas vontades exageradas.

Use temperos que aquecem, como cominho, gengibre, coentro, canela, cravo.

O ar seco do outono diminui a dispersão de partículas no ar, o que sobrecarrega o sistema respiratório e cardiovascular. Hidratar-se com água evita a secura que entra no corpo através do nariz e da boca, afetando rapidamente os pulmões.

O friozinho pede um agasalho para aquecer, impedindo que chegue ao interior do corpo.

Às vezes sentimos uma leve dor de garganta; o corpo está dando sinal de que precisa descansar para se autorregular.

 

Prevenir a proliferação de vírus

– Evite longa permanência em locais fechados e aglomerados, que têm agentes irritantes para as mucosas do pulmão, e também o exagero na temperatura artificial do ar condicionado.

– É importante abrir as janelas da casa logo de manhã, para que o ar se renove.

– Lave com frequência as mãos com água e sabão, principalmente quando chegar da rua, antes de comer ou manusear os alimentos.

– A pele fica mais seca o que pode trazer irritações que desenvolvem alergias; após o banho, aplique uma pequena quantidade de creme hidratante.

– Antes de deitar-se, assoe o nariz com vigor e pingue uma solução de água morna com um pouquinho de sal ou soro fisiológico.

– Beba bastante água e bebidas quentes (chá, sopas, leite quentinho).

– Reforce o seu sistema imunológico comendo alimentos ricos em vitamina C.

– Sorvete em clima frio sobrecarrega o pulmão, levando a resfriados e alergias.

– Alimentos quentes combinados com um pouco de pimenta preta fortalecem a digestão e diminuem a produção de muco no corpo.

 

É hora de aproveitar as frutas da estação e tomar chás

Laranja e tangerina – ricas em vitaminas A, C, B1 e B2.

Abacate – ajuda a abaixar o colesterol e faz bem aos ossos e dentes.

Pera – rica em vitaminas A, B1, B2, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio, silício, sódio e fibras, usada na prisão de ventre, inflamação intestinal e da bexiga.

Goiaba – fortifica os ossos, combate infecções, dá maior resistência física.

Caqui – tem cálcio e ferro.

Melão, melancia – muito boas para hidratar o organismo.

Tome chás de preferência mornos ou quente, adoçados com mel e limão.

Hortelã, erva-doce, canela, gengibre, camomila.

 

Higienize a boca e garganta com bochechos e gargarejos

A água morna com sal marinho ou vinagre de maçã é muito útil contra dores de garganta e congestão nasal.

A água salgada em sua composição parece com o líquido que temos no corpo, aumentando a remoção do muco que se forma na garganta, e com ele as bactérias e fungos.

 

Receita:

– 1 copo de água morna, misturada com meia colher de chá de sal marinho, ou uma colher de sopa de vinagre de maçã.

Gargareje com essa mistura e mantenha o líquido na boca alguns segundos antes de cuspi-lo.

 

Reciclamos nossos sentimentos antigos, nos libertamos dos apegos e excesso de emoções.

Caminhando entre os ciclos da natureza, adormecendo, acordando e dando vida a todas as coisas, num processo ordenado e sublime, obra magnífica do nosso Criador.

Cultivando bons sentimentos e o contentamento interior, aumentaremos as defesas do nosso corpo!

 
Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Jane Fiorentino.

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