Horta caseira

0 Love

 

Legumes e hortaliças da horta caseira de Isabella

 

Consumir cada vez mais alimentos saudáveis é uma tendência mundial. Porém, principalmente no Brasil, às vezes os alimentos orgânicos (livre de agrotóxicos) são caros e muitas pessoas optam pelo cultivo de hortas em casa. Engana-se quem pensa que precisa de um grande espaço para plantar hortaliças e temperos. Se você mora em apartamento, indicamos 5 passos para você  fazer sua própria horta, saudável e baratinha, em um vaso. Eu já entrei no clima!

 

Isabella mostra orgulhosa sua hortinha em entrevista para Chiara Gadaleta

Faça a sua!

 

Dica 1. Escolha do local

Escolha o local, seja um canteiro ou um vaso, e decida o que quer plantar. O espaço tem que ser bem iluminado, de preferência que bata sol diretamente em uma parte do dia. No caso de plantar em vasos, escolha jardineiras que tenham drenos (buracos embaixo) para escorrer a água. Prefira vasos com 10 centímetros de altura, pois os baixos secam rápido.  Prefira ervas aromáticas e medicinais, elas se desenvolvem melhor. Exemplos: Cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, erva-doce, erva-cidreira etc.

Dica 2. Como plantar em um vaso

Coloque o material de drenagem no vaso, pode ser argila expandida, pedra britada ou mesmo pedaços de telhas. Cubra totalmente os furos embaixo do vaso. Adicione o substrato (húmus ou terra vegetal pura) deixando na altura da muda, ou complete o vaso (no caso de sementes). Muitas mudinhas são vendidas no supermercado e são ótimas para este tipo de plantio.
No caso de sementes, cave pequenos buracos com os dedos, com a profundidade de acordo com as instruções da embalagem. Desconsidere o espaçamento entre as sementes.

Dica 3. Após o plantio

Regue bem os vasos todos os dias ou uma vez a cada dois dias, dependendo do ambiente. Mantenha-os em um local bem iluminado. Na primeira semana, não mantenha os vasos sob o sol direto por muito tempo. Não encharque o solo. Lembre-se que quanto maior o vaso, mais lentamente ele secará. Se desejar, adube frequentemente, mais evite o excesso pois pode matar a plantinha.

Dica 4. Manutenção

Replante de vez em quando as mudas, elas não duram para sempre. Uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando replantar, troque a terra do vaso. Caso as folhas doentes aparecerem, remova as imediatamente. No caso de insetos, remova-os manualmente ou lave-os sob água corrente.

Dica 5. Sirva-se!

Colha as ervas na hora e sinta o gostinho fresco na sua comida!

 

Manutenção da horta caseira de Isabella Fiorentino

Comentários

  1. Alan Goes 22 de agosto de 2013 at 13:33
    Responder

    Ótima dica Isabella, obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda