Brincadeira de Criança 1

0 Love

Com os meninos em casa, haja criatividade para brincadeira de criança, né? Sempre estimulei os momentos de brincadeira, de conhecimento e de interação com eles. Voltando da escola, por exemplo, sempre brincávamos de falar a cor dos carros, ou de contar. E, pra ajudar aqui e inspirar vocês que também estão com as crianças em casa o dia inteiro, trouxe algumas ideias de brincadeiras supersimples que eu tirei do livro: “Uma Atividade para Cada Dia – 365 dias do ano”.

 

Objetos com a letra…

  • Para que idade? A partir dos 6 anos
  • Quantos podem brincar? A partir de 2 jogadores
  • O que é necessário ter? Uma mesa ou cadeira de base e um espaço com objetos móveis diversos

 

desenho de três crianças fazendo brincadeira de criança

Vamos ao jogo!

Um jogador diz em voz alta a letra que quiser, por exemplo “C”! Os outros procuram no quarto, ou outro espaço, objetos que tenham (ou que comecem com) essa letra.

Enquanto os jogadores levam os objetos à base (mesa ou cadeira pré-determinada) o jogador que disse a letra conta até 60.

Quando acabar o tempo, grita “PRONTO!” e contam-se os objetos que cada um conseguiu levar à base e anota-se num papel (cada objeto vale 1 ponto).

Pode repetir quantas vezes quiser e somar os pontos no final da brincadeira!

 

Muito divertido! Aliás, você pode complicar essa brincadeira o quanto quiser para incluir os adultos também, seja reduzindo o tempo, ou alterando a regra, por ex. “objetos que a terceira letra do nome seja D”.

 

Haja energia pra brincar! Mas é sempre bom estimular as crianças com brincadeiras que vão além do celular, tablet e tecnologia. Eu sempre conto histórias minhas pra eles, da família, explico o que está acontecendo com o mundo, ou seja, não dá para ficar o dia todo na frente da TV, não é?! Olha essa outra ideia:

 

O Que É Que Estava Lá?

  • Para que idade? A partir dos 4 anos
  • Quantos podem brincar? A partir de 3 jogadores
  • O que é necessário ter? Objetos pequenos

 

desenho de quatro crianças fazendo brincadeira de criança

Vamos ao jogo!

Um jogador escolher uma série de objetos pequenos (ex: relógios, chave, lápis) e mostra-os ao resto do grupo num espaço determinado. Depois, conta até 30 para que o grupo memorize o nome desses objetos.

Em seguida, cobre as coisas com um pano. Cada jogador diz um objeto de que se lembre e, se acertar, tem um ponto. Não vale repetir uma coisa que já tenha sido dita por outro jogador. É bem parecido com o famoso jogo da memória.

O jogo acaba quando ninguém se lembrar de mais objetos ou quando todos os objetos já tiverem sido descobertos. Ganha o jogador que conseguir mais pontos.

 

Você também pode complicar esse: você pode escolher um espaço, (a sala, por exemplo) e posicionar vários objetos pequenos em lugares diferentes. Conte até 30 para as crianças “memorizarem” a posição desses objetos. Então tire as crianças da sala, tire uma foto, e recolha todos os objetos para uma mesa, por exemplo. Depois chame as crianças de volta, e fale para elas posicionarem os objetos onde estavam antes.

Quando acabarem, você confere com a foto que tirou antes, e ganha quem tiver posicionado mais coisas nos lugares certos.

 


Gostaram? Então acompanhe o Instagram da Isabella Fiorentino para mais dicas.

 

Referência: 

Título: Uma Atividade para cada dia – 365 dias do ano.

Direção de Produção: André L. F. Brasil

Ilustração: Vergara Brasil

1ª edição brasileira: 2004 -ISBN 85-89990-04-4

Comentários

  1. Ariene 26 de março de 2020 at 19:57
    Responder

    Adorei….
    Obrigada

    • Suely Souza 3 de abril de 2020 at 23:05
      Responder

      Bem padagógico . Maravilhoso!!! 👏👏👏

  2. Suellem Patrícia 30 de março de 2020 at 23:47
    Responder

    DIVERSÃO EM FAMÍLIA BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS
    infância passa rápido, portanto, não deixe de brincar com o seu filho todos os dias! Acesse o link e aproveite 
    http://bit.ly/brincadeiraDiversaoemFamila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda