Boa alimentação

0 Love

Ter uma boa alimentação é fundamental, para um atleta ou não. Funções básicas do dia a dia, e inclusive uma boa noite de sono, passam por uma alimentação balanceada e saudável. E, se você ainda praticar alguma atividade física, a alimentação é ainda mais importante. Tudo conta na hora da montagem de uma dieta, como peso, sexo, altura, e principalmente qual tipo de atividade física é seu foco principal. Exames laboratoriais, como o exame de sangue, também são importantes.

Há pessoas que pensam que quanto menos comerem, mais irão emagrecer. Isso é um engano, pois perder peso não é sinônimo de emagrecimento. Explico: apenas subir na balança e controlar a perda de peso total pode ser enganoso. Se você não está organizando sua alimentação e dividindo corretamente os nutrientes e refeições ao longo do dia, estará provavelmente perdendo massa muscular, causando a indesejada flacidez, e com certeza seu desempenho nos treinos ficará prejudicado – e em consequência seus resultados!

[publicidade]

Pense que os macronutrientes, os conhecidos carboidratos, proteínas e gorduras, são as principais fontes de energia do corpo, principalmente o carboidrato. Sem eles, ou seja, fazendo um treino em jejum, seu corpo irá utilizar como energia a proteína proveniente de seus músculos, diminuindo o rendimento e a recuperação após o treino. Infelizmente nosso corpo só usa a gordura como fonte de energia na hora do treino se tivermos um carboidrato em nossa corrente sanguínea; do contrário, ele queima a proteína mesmo. Isso, a curto prazo, ocasiona fadiga extrema e uma sensação de mal-estar. Na verdade, uma má nutrição fará com que os benefícios do treino sejam perdidos, causando apenas cansaço e diminuição de massa muscular. Sem contar que, dependendo da modalidade escolhida, até lesões musculares e articulares podem ocorrer.

Portanto, se preocupe sim com o treino escolhido, sua distribuição na semana, leve em consideração o descanso, mas não negligencie este ponto muito importante: a alimentação! Treino e alimentação são inseparáveis para ótimos resultados!

E lembre-se: para obter resultados máximos de seus treinos e atingir suas metas, a parte nutricional deve ser acompanhada por um profissional da área!

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda