Uso do celular

0 Love

Um estudo revela que postura errada para uso de celular, tablets, computadores e smartphones pode prejudicar a coluna, como qualquer outra parte do corpo.

 

Segundo esse estudo, a pressão sofrida pela cabeça inclinada para frente de quem está usando o celular, seja para mandar uma mensagem ou fazer qualquer esforço extra, é muito prejudicial.

Não é incomum ver alguém mexendo em seu aparelho constantemente, em uma fila de banco, restaurante, ponto de ônibus, ou em qualquer outro lugar, com uma postura prejudicial ao corpo.

O aconselhável é levantar um pouco a mão, para não inclinar tanto a cabeça.

 

A postura correta em qualquer tipo de atividade é fundamental para não trazer riscos ao corpo, não só quanto ao uso desses aparelhos, mas também nas tarefas do dia a dia, em casa, no trabalho, no ato de ler ou de escrever.

 

Computadores

O computador é uma ferramenta projetada pensando no uso do ser humano. Quando bem usado, mesmo a repetição de movimentos pode não causar danos. O problema está no uso prolongado e na má postura.

Ficar muito tempo na mesma posição acaba comprimindo os tendões e forçando a musculatura, principalmente a região cervical. As consequências não são imediatas, mas aparecem com o tempo.

 

Muitas pessoas costumam se queixar de dores musculares e desconforto. Passar muito tempo usando os eletrônicos pode provocar dores nas mãos, punhos, braços e ombros, mas sobretudo no polegar, o mais usado para digitar. Uso excessivo do polegar pode acabar forçando a articulação da base, levando à rizartrose (desgaste da cartilagem articular), como afirma o ortopedista Paulo Dzialoschinsky.

 

Consciência corporal e coluna reta.

O primeiro passo é descobrir o que há de errado em sua postura.

Pratique também exercícios para evitar o desgaste nas articulações e nervos, e com isso prevenir dores e inflamações.

 

Como me prevenir durante o uso de aparelhos eletrônicos?

  • A falta de descanso, junto com a posição imprópria, tem consequências silenciosas no organismo.
  • O ideal é realizar pausas a cada hora para relaxar e descansar dedos e punhos, e também alongar a musculatura do corpo.
  • Outra medida é usar os aparelhos na altura dos olhos.
  • Evite falar ao telefone segurando-o com o ombro.
  • Evite usar tablets no colo, pois isso faz com que você fique olhando para baixo, o que pode sobrecarregar a cervical. Coloque-o em um lugar que fique à altura dos olhos, ou então sobre uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça, mantendo a coluna reta.
  • Quando necessário, procure um ortopedista.

 

Abraços

Jane Fiorentino

 

Escrito por Jane Fiorentino. – O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda