TREINO PARA TERCEIRA IDADE – PARTE 3

Em posts anteriores, discutimos os benefícios de introduzir o treino para terceira idade.

Trouxemos algumas opções para fazer em casa e ir desenvolvendo aos poucos o hábito de treinar. Hoje vamos apresentar exercícios que podem ajudar a trabalhar as aspectos que melhoram as atividades de vida prática, estes são os ganhos que teremos com este combo:

Objetivos do treino para terceira idade

  •  Estabelecer consciência corporal dos movimentos;
  •  Abordagem educativa para o dia a dia (postural);
  • Corrigir alterações posturais e da marcha;
  • Aprimorar força muscular global;
  • Aprimorar equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e equilíbrio unipodal;
  • Melhorar planejamento motor e antecipação do movimento;

Então, vamos a prática:

1 – Curvas laterais

curva lateral para terceira idade

Objetivo: Flexibilidade e consciência postural

Como fazer: Em pé, com os pés separados em uma distância correspondente à largura dos quadris e os braços posicionados ao lado corpo, deslizar o braço esquerdo para baixo até onde for confortável. Enquanto o braço é abaixado, deve ser sentido um alongamento no quadril
oposto.  Repetir o mesmo movimento com o braço direito e o lado direito do corpo. Cada alongamento deve ser segurado por dois segundos.

 

2 – Mini agachamento

mini agachamento para terceira idade

Objetivo: Este exercício serve para ajudar em relação ao fortalecimento muscular e deve ser realizado com o auxílio de uma cadeira ou corrimão (parques) estável.

Como fazer: descansar as mãos na parte de trás (encosto) da cadeira para auxiliar a estabilidade e ficar na posição em pé com os pés separados em uma distância correspondente à largura dos quadris. Então, lentamente dobrar os joelhos até onde for confortável, mantendo-os voltados para a frente. O objetivo deve ser levá-los acima do dedão. Durante toda a movimentação, as costas devem ser mantidas retas. Em seguida, gentilmente retornar à posição inicial, contraindo os glúteos durante esse retorno.

 

3 – Rosca Biceps

rosca biceps para terceira idade

Objetivo: Esta versão da rosca bíceps entra na categoria de exercícios funcionais para o fortalecimento muscular.

Como fazer: segurar um par de pesos leves – como duas garrafinhas cheias de água; uma em cada mão – e se posicionar em pé com os pés separados em uma distância correspondente à largura dos quadris. Mantendo os braços ao lado do corpo, dobrá-los lentamente até que os pesos nas mãos cheguem aos ombros. Após, abaixar os braços novamente, devagar. O exercício também pode ser executado na posição sentada.

 

4 – Levantar e sentar

treino-terceira-idade_sentar-e-levantar.

Objetivo: Fortalecimento das pernas e evitando quedas e lesões, é outro que deve ser feito com o auxílio de uma cadeira ou banco no parque. A cadeira deve ser estável, sólida e sem rodinhas.

Como fazer: Sentar na beira da cadeira com os pés separados em uma distância equivalente à largura dos quadris e inclinar-se ligeiramente para a frente. Então, subir lentamente, usando as pernas e não os braços e olhando para a frente e não para baixo. Uma vez em pé, deve-se ficar na posição ereta antes de sentar devagarzinho, colocando o bumbum primeiro. Quanto mais lentas forem as repetições do exercício, melhor.

 

5 – Extensão de pernas

treino terceira idade_extensao-de-perna

Objetivo: Este é outro exercício funcional que visa o fortalecimento. Ele é realizado com o auxílio de uma cadeira ou banco estável.

Como fazer: Descansar as mãos no encosto (parte de trás) da cadeira para ter estabilidade. Em pé, na posição ereta, levantar a perna esquerda para trás, mantendo-a reta. É necessário evitar arquear-se (curvar-se) enquanto leva a perna para trás. Durante o movimento, deve ser sentido o esforço na parte de trás da coxa e do bumbum. Segurar a perna levantada por até cinco segundo e repetir o exercício com a outra perna.

 

6 – Step Up

treino terceira idade_step-up

Objetivo: Trata-se de um exercício de equilíbrio que deve ser realizado preferencialmente com um step ou degrau que tenha corrimão ou próximo de uma parece para ter suporte.

Como fazer: subir no step ou degrau com a perna direita. Então, levar a perna esquerda para cima para se juntar à perna direita. Descer novamente e voltar ao posicionamento original. O truque para ganhar equilíbrio é subir e descer lentamente e de uma maneira controlada. A recomendação é fazer até cinco steps com cada perna. Você fazer em um degrau de escada

 

Tem alguma dúvida sobre esse treino? Então mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Aliás, você também pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *