Treino na praia

0 Love

O calor está aí, e você vai viajar pra praia! Então você malhou, fez dieta, e vai colocar tudo a perder deixando de lado a malhação só porque não está na academia?

A vantagem de um treino na praia é que a areia ajuda a trabalhar a propriocepção. Ela leva a um aumento do desequilíbrio, fazendo com que usemos e fortaleçamos músculos mais profundos do corpo, articulações e ligamentos, o que, além de gastar mais energia e calorias, aumenta sua força e diminui a possibilidade de se lesionar, por exemplo torcendo o pé num treino ou numa simples caminhada! Quanto mais fofa a areia da praia em que estiver, maior esse trabalho.

 

– O ideal nesse tipo de situação é fazer um pouco de cada coisa.

É bom começar com um simples alongamento, segurando 30’’ (segundos) em cada posição abaixo:

fiorentino-corpo-em-movimento-treino-na-praia-01

 

– Depois desse breve alongamento, vamos fazer durante um minuto a corrida estacionária, ou seja, aquela simulação da corrida parada no lugar, mexendo bem os braços e elevando os joelhos.

– Após, faremos a posição alternando braços e pernas. Sempre alterne os lados, tentando mexer o mínimo possível o quadril e o tronco, travando bem o abdômen. Faça isso por um minuto sem parar. Repare que a dificuldade desse movimento na areia é bem maior, justamente pela propriocepção citada acima:

fiorentino-corpo-em-movimento-treino-na-praia-02

 

– O próximo exercício consiste na mesma posição do anterior, porém em deslocamento e com pequenos saltos. Mais um minuto assim:

fiorentino-corpo-em-movimento-treino-na-praia-03

 

– Para trabalhar mais ainda a força específica das pernas, vamos fazer o deslocamento com afundo e salto. Deixe as mãos atrás da cabeça como no desenho, para dificultar mais o equilíbrio, acionando mais os músculos do abdômen. Uma observação importante é prestar bastante atenção na hora de amortecer o salto, pra não torcer o pé na areia. 15 cada perna, totalizando 30 repetições:

fiorentino-corpo-em-movimento-treino-na-praia-04

 

– Agora apoie um pé no chão e desça o tronco com a mão oposta ao pé apoiado, elevando bem a perna de trás. Vá e volte 15 vezes cada perna.

fiorentino-corpo-em-movimento-treino-na-praia-05

 

– Para finalizar a série, dê 4 tiros de 30’’ de corrida bem rápida e 30’’ de caminhada também rápida.

Terminado esse ciclo, repita tudo pelo menos mais 3 vezes. Esse treino, rápido e simples, porém eficiente, deve ajudar a manter o corpo que você adquiriu com tanto esforço durante o ano todo!

 

Boa sorte!

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino e ilustrado por Pedro Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda