Sódio e Sal

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O nome correto do sal de cozinha é cloreto de sódio.

O sal foi o primeiro tempero da civilização, um dos conservadores naturais mais antigos, impedindo o desenvolvimento de microrganismos que deterioram os alimentos.

É importante usá-lo na quantidade adequada para não prejudicar a saúde.

Quando consumido excessivamente, libera alguns hormônios que causam retenção de líquidos, inchaço, e aumentam a pressão sanguínea, sobrecarregando o coração, principalmente para quem já possui a pressão alta.

A restrição de seu consumo diminui a pressão arterial e reduz a perda de cálcio pela urina, o que ajuda a evitar a osteoporose.

 

O que é o sódio?

O sódio (NA) é um elemento de origem mineral. Quando misturado ao cloro (CL), forma o cloreto de sódio, principal constituinte do sal de cozinha.

É essa combinação de elementos que dá o sabor salgado.

O sódio possui uma elevada taxa de absorção. Todo o sódio que consumimos passa pelo sangue. É função dos rins eliminar os excessos, que correspondem muitas vezes a 90% do que ingerimos nos alimentos.

 

Quanto devemos ingerir de sódio por dia?

Um grama de sal tem 400 mg de sódio, um equilíbrio perfeito.

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, o consumo por um adulto é de no máximo 5 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá.

Isso é suficiente para manter o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados à saúde.

Os idosos devem consumir menos sal. Com o passar dos anos, o organismo diminui a capacidade de eliminar o sódio, devido à menor elasticidade dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar os risco de derrame e infartos.

 

Qual a diferença entre sal e sódio?

Sal e sódio não são a mesma coisa.

Enquanto um é benéfico para a saúde consumido de forma correta, o outro é maléfico.

A deficiência de sódio pode causar apatia, dores de cabeça, taquicardia e alucinações.

Sódio em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, derrames e enfartos.

 

O sódio escondido

Isoladamente o sódio não tem sabor ou é levemente salgado. Alguns alimentos contêm sódio mas não sal, como é o caso do leite.

Assim, sem que se perceba, a quantidade de sódio usada pela indústria alimentícia pode ser muito grande, para que os alimentos durem mais e permaneçam mais tempo nas prateleiras.

Além do sódio, adiciona-se também o glutamato e outros elementos.

 

Exemplo:

Uma sopa instantânea tem 680 mg de sódio, sendo que a recomendação da quantidade máxima de sal é de 5 a 6 gramas, e de sódio 1,6 a 2,4 g por dia.

 

O sal na dose certa dá vida e sabor aos alimentos

O sódio, naturalmente encontrado nos alimentos, contribui grandemente para manter o equilíbrio aquoso e ácido do organismo, retendo a água e regulando a contração muscular, os impulsos nervosos, o ritmo cardíaco, entre outros.

Há que se levar em consideração que a maioria dos alimentos já possui naturalmente cerca de 2 gramas de sal. As 3 gramas restantes devem ser adicionadas nas refeições diárias.

 

O sódio está presente em diversos alimentos

Os alimentos de origem vegetal são todos pobres em sódio.

Ele também é muito escasso nos cereais e leguminosas, e praticamente inexistente nas frutas.

Somente as algas marinhas, o aipo, o espinafre e as hortaliças apresentam alguma concentração de sódio.

Nos alimentos de origem animal, tal como leite, carne, ovos e peixes, o sódio é bastante abundante.

Existe ainda sódio adicionado em forma de sal comum nas carnes embutidas, curadas, queijos etc.

Ao consumir esses produtos, fiquem atentos, reduzindo a adição de sal ao temperar outros alimentos durante o dia.

A todos os embutidos para que durem mais tempo adiciona-se sal, o que aumenta a concentração do sódio já existente; por esse motivo é que esses alimentos fazem mal. E seu consumo deve ser moderado.

 

Os grandes do sódio

  • Embutidos – linguiça, paio, mortadela, presunto etc.
  • Enlatados – atum, sardinha, azeitonas, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu etc.
  • Defumados – bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol etc.
  • Queijos amarelos, mussarela, prato, provolone, parmesão.
  • Macarrão instantâneo, sopas instantâneas, caldo de carne e galinha, batata palha, hambúrguer, quibe, coxinha, pastéis, empadas e salgadinhos de pacote são todos muito ricos em sódio.

 

Temperando o sal 

Reduza a adição do sal puro utilizando temperos saborosos para realçar ainda mais o sabor dos alimentos, como alho, cebola, cebolinha, salsinha, gengibre, alecrim, manjericão, pimentão, orégano, casca de limão ralada, louro, hortelã cominho etc.

No Brasil o consumo do sal está acima do recomendado, e varia entre 9 e 12 gramas por dia!

O excesso de sódio na comida transforma a saúde do povo brasileiro, causando doenças crônicas como pressão alta e problemas no coração.

Um acordo do Ministério da Saúde com as indústrias prevê a redução do sódio em diversos alimentos.

A lista inicial contém 16 variedades, focando nas mais consumidas por jovens e crianças: massas instantâneas, pães, bisnaguinhas, batatas fritas, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese, biscoitos doces e salgados.

Evite alimentos prontos e faça a sua própria comida.

É importante aprendermos a olhar os rótulos dos produtos, e constatar a quantidade enorme de produtos artificiais adicionados aos alimentos!

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

Escrito por Jane Fiorentino. – O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor.

Comentários

  1. Sonia 25 de maio de 2015 at 22:49
    Responder

    gostei muito dessas dicas

  2. EVA 26 de maio de 2015 at 9:21
    Responder

    Gostei, muito interessante!!!!!!

  3. Rizia 27 de maio de 2015 at 12:54
    Responder

    Nossas crianças estão perdidas, se não tomarmos cuidado com alimentação deles, é preocupante.

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