Sauna e saúde

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Cheirinho de eucalipto, transpiração, você e o silêncio… o ambiente tranquilo relaxa os músculos, descansa o corpo e a mente, elimina a fadiga, levando a uma sensação de bem-estar.

Saunas são áreas fechadas que permitem o aproveitamento do calor e do vapor em benefício da saúde.

É um processo de aquecimento e resfriamento; duas etapas importantes para combater e prevenir doenças.

 

Origem da sauna

 

O ritual da sauna foi criado na pré-história pelos povos nômades finlandeses.

Era considerada um lugar sagrado, por eles acreditarem que o corpo e o espírito eram purificados. Mas foram os turcos que a tornaram mundialmente popular.

A sauna finlandesa é conhecida como sauna seca; a sauna a vapor surgiu bem depois, na Grécia antiga, no século 4 a.C.

Os dois tipos de saunas ficaram famosas no mundo todo, pelos inúmeros benefícios à saúde.

Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a alta temperatura podia tratar várias doenças pela ação do vapor; que servia como inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz.

Para algumas pessoas, a sauna seca pode ser mais fácil de suportar. Escolhendo uma delas ou alternando as duas, é sempre um prazer.

Na Finlândia, ir à sauna é um hábito caseiro e familiar. A maioria das casas tem uma, que é usada no mínimo três vezes por semana, seja numa casinha separada no quintal, no banheiro, como também em prédios para os seus moradores, com horários controlados para homens e mulheres.

 

O que a sauna é capaz de fazer

 

O corpo passa a funcionar com um ritmo diferente; o coração bate mais depressa, os vasos sanguíneos e as veias se dilatam, levando mais oxigênio às células, e a transpiração reduz a carga que os rins e o fígado têm que filtrar.

O calor elevado dilata os poros, produzindo transpiração intensa e contínua; com isso, substâncias perigosas, tais como o excesso de sais, são expelidas, descongestionando e suavizando o organismo, criando melhores condições de se curar e tornando-nos mais resistente às doenças.

O banho frio após a sauna estabelece o processo de dilatação e contração dos vasos, provocado pela diferença de temperatura. O resfriamento repentino promove mais a circulação e contrai as veias, o que faz uma verdadeira ginástica vascular, beneficiando a circulação.

O hábito regular de fazer sauna mantém o sangue limpo, a pele mais rejuvenescida, estimula a circulação, é útil contra a obesidade, o reumatismo, o excesso de gordura e colesterol no sangue, bronquite, gripes, depressão e ansiedade.

 

Tanto as saunas secas como as úmidas devem ser intercaladas com jatos de água fria e períodos de descanso.

 

Já pensou em ter uma sauna em casa?

 

Existem no mercado, aparelhos para uso doméstico, podendo aproveitar o espaço de um banheiro ou outro lugar disponível.

A sauna seca é revestida de madeira, podendo ser aquecida por meio da queima de lenha ou por eletricidade.

A sauna úmida ou a vapor funciona com um gerador, que pode ser elétrico ou a gás. O ambiente deve ser revestido de material impermeável para reter o calor.

 

O especialista esportivo Luiz Osvaldo Rodrigues diz que, em alguns minutos na sauna, seu coração trabalha tão duro quanto exercitando-se.

 

Importância da transpiração

 

O suor, normalmente liberado pelas axilas, mãos, virilhas e pés, é um ótimo regulador de temperatura corporal, mantendo um equilíbrio térmico em torno de 36,5 ºC.

A quantidade normal de suor do organismo é em torno de um litro por dia; pessoas que suam excessivamente liberam até 10 litros por dia, daí a importância de beber água.

O suor é a perda de fluido líquido secretado pelas glândulas sudoríparas, praticamente produzido a partir da água, sódio, cloro e um pouco de potássio.

O suor não tem odor; apenas nas axilas as glândulas permitem a passagem de algumas proteínas e gorduras, de que as bactérias da flora natural da pele se nutrem, dando como resultado aquele odor característico.

Quando transpiramos, “refrigeramos ” o corpo, liberando água; porém, o maior responsável pela eliminação de substâncias tóxicas são os rins, através da urina.

Os rins trabalham sem parar para filtrar toxinas prejudiciais ao organismo. Quando a carga se torna insuportável, seu funcionamento desacelera, deixando-os suscetíveis a cálculos renais, infecções e cistos.

Para desintoxicar os rins, modere alimentos ricos em proteínas como as carnes, também refrigerante, café, bebidas artificiais, e beba bastante água pura. Uma boa indicação de rins saudáveis é uma urina transparente e sem odor forte.

 

Sauna seca

 

Como não há formação de vapor, para algumas pessoas é mais fácil de suportar o calor da sauna seca.

A temperatura é bem mais elevada do que na úmida, entre 70 e 90 ºC, com umidade entre 5 e 25%, e você pode perder até 500 gramas em 10 minutos em forma de suor (água e sais).

Indicada para a obesidade, doenças reumáticas e articulares etc.

 

Sauna úmida ou a vapor

 

O calor vai de 45 a 60 ºC, com umidade de 95%, e você pode perder até 125 gramas de suor em 10 minutos.

A sauna úmida alivia problemas respiratórios, asma, coriza, sinusite e resfriados, problemas da garganta e das mucosas, porque o vapor facilita eliminar secreções do nariz e dos brônquios, o que melhora a respiração.

 

Fazer sauna com segurança

 

Sauna não é indicada para crianças, pois com o suor elas desidratam muito rápido.

No verão brasileiro, é preciso avaliar as condições do corpo antes de cada sessão.

Frequentar a sauna de duas a três vezes por semana, ficando por 20 minutos em cada sessão. Muito mais do que isso pode desequilibrar dos níveis de sais minerais e diminuir demais a pressão arterial.

 

Se sentir um sono repentino, suspenda a sessão.

 

Devem passar por um médico, para avaliação:

– Pessoas com a pressão muito alta ou muito baixa, pacientes renais.

– Pessoas com problemas mentais, esquizofrenia etc.

– Pessoas com problemas cardíacos, situações pós enfarte, derrame cerebral.

– Pessoas no período menstrual e grávidas.

– Pessoas com câncer, desnutridas, anoréxicas, desidratadas.

– Pessoas com gripes fortes, anemia extrema e casos muito graves.

 

Limpeza da pele e nutrição dos cabelos

 

A transpiração abre os poros e cravos obstruídos, ajuda a remover a sujeira de produtos químicos da camada superficial da pele e renova o seu aspecto, aumentando a circulação do sangue.

Nutre e revigora os cabelos; com o calor as escamas dos fios se abrem e os cremes penetram melhor.

Passe um creme nos cabelos lavados, ou prepare alguma receita natural de sua preferência e enrole a cabeça com uma toalha fina.

 

Na hora de usar a sauna 

 

Prepare a pele com um banho de chuveiro morno da cabeça aos pés, removendo cremes e outros produtos.

Enxugue-se. A pele seca, limpa e sem roupa facilita a transpiração.

Leve uma toalha para deitar em cima e uma toalhinha para cobrir o rosto.

Entre na sauna. Se quiser experimentar os dois tipos de saunas, entre primeiro na seca, que fará transpirar mais.

Durante a sauna, use uma toalhinha molhada em água e esfregue no rosto, pescoço e resto do corpo para revigorar-se.

Permaneça por 20 minutos.

 

Faça o contraste:

Saindo da sauna, tome um jato rápido de água fria de 30 a 60 segundos, começando pelos pés e subindo aos poucos por todo o corpo até a cabeça, ou um banho de piscina fria, movimentando o corpo. É contraindicado permanecer parado após a sauna.

 

Enxugue-se e repouse.

Toda vez que sair da sauna, descanse por uns 10 minutos para regularizar o ritmo cardíaco, a circulação e a temperatura do corpo.

 

Comece a segunda sessão.

Pode repetir toda a sequência por mais 20 minutos.

Termine a sessão com um banho morno. Lave os cabelos e utilize uma bucha natural para friccionar todo o corpo com água e sabão, finalizando com o chuveiro frio.

 

Seque-se e passe um hidratante na pele.

 

Alguns conselhos

 

Não tome bebida alcoólica nem faça sauna com o estômago cheio.

O aumento da transpiração pode desidratar o corpo. Mantenha uma garrafa de água perto de você e beba um belo copo antes, durante e após a sessão. Pode ingerir uma bebida esportiva ou água com uma pitada de sal para repor o cloreto de sódio.

No banho diário, utilize uma escovinha e a espuma do sabonete para higienizar as axilas, pois é lá que as bactérias se alimentam. Usar apenas desodorante e perfume só agrava o odor.

Além de permitir a você se desligar do mundo, a sauna é um verdadeiro tratamento de saúde e beleza.

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Jane Fiorentino.

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