Sauna e saúde

0 Love

Sauna e seus benefícios

Cheirinho de eucalipto, transpiração, você e o silêncio…

Saunas são áreas fechadas que permitem o aproveitamento do calor e do vapor em benefício da saúde.

O ambiente tranquilo relaxa os músculos, descansa o corpo e a mente, sendo muito indicado para sintomas de estresse e insônia.

Enquanto você transpira, o corpo passa a funcionar com um ritmo diferente: o coração bate mais depressa, os vasos sanguíneos e as veias se dilatam, levando mais oxigênio e nutrientes para as células e ampliando a sensação de bem-estar.

 

Origem da sauna

A sauna foi criada na pré-história pelos povos nômades finlandeses, que a consideravam um lugar sagrado, por acreditarem que o corpo e o espírito eram aí purificados.

A sauna finlandesa é conhecida como sauna seca. A sauna a vapor surgiu bem depois, na Grécia antiga, no século 4 a.C., mas foram os turcos que a tornaram mundialmente popular.

Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a alta temperatura podia tratar várias doenças pela ação do vapor, que servia como inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz.

Os dois tipos de sauna, a seca e a úmida, ficaram famosas no mundo todo por sua ação relaxante, pela melhora da circulação sanguínea e pelo rejuvenescimento da pele por meio da transpiração.

Para algumas pessoas, a sauna seca pode ser mais fácil de suportar. Escolher uma delas ou alternar entre as duas é sempre muito benéfico para a saúde.

 

Já pensou em ter uma sauna em casa?

Na Finlândia, ir à sauna é um hábito caseiro e familiar.

A maioria das casas tem uma, que é usada no mínimo três vezes por semana, seja numa casinha separada no próprio quintal, no banheiro, como também em prédios para os moradores, com horários controlados para homens e mulheres.

Existem no mercado aparelhos para uso doméstico que tornam possível aproveitar o espaço de um banheiro ou outro lugar disponível.

 

Tipos de saunas

Sauna seca: é revestida de madeira, podendo ser aquecida por meio da queima de lenha ou por eletricidade.

Sauna úmida ou a vapor: funciona com um gerador, que pode ser elétrico ou a gás, e o ambiente deve ser revestido de material impermeável para reter o calor.

O especialista esportivo Luiz Osvaldo Rodrigues diz que em alguns minutos na sauna o seu coração trabalha tão duro quanto se você estivesse se exercitando.

 

Importância da transpiração

O suor é normalmente liberado pelas axilas, pelas mãos, virilhas e pés, sendo um ótimo regulador de temperatura corporal, mantendo um equilíbrio térmico em torno de 36,5 ºC.

O volume normal de suor do organismo é em torno de um litro por dia; já pessoas que suam excessivamente liberam até dez litros por dia.

 

O que é o suor

O suor é a perda de fluido líquido secretado pelas glândulas sudoríparas, praticamente produzido a partir da água, cloreto de sódio e um pouco de potássio.

O suor não tem odor, apenas nas axilas as glândulas permitem a passagem de algumas proteínas e gorduras com as quais as bactérias da flora natural da pele se nutrem, originando o odor característico.

Quando transpiramos, “refrigeramos” o corpo, liberando água. Porém, os maiores responsáveis pela eliminação de substâncias toxicas são os rins, pro meio da urina.

 

Auxiliar na saúde dos rins

Os rins trabalham sem parar para filtrar toxinas prejudiciais ao organismo. Quando a carga se torna insuportável, seu funcionamento desacelera, deixando-os suscetíveis a cálculos renais, infecções e cistos.

Para desintoxicar os rins, modere os alimentos ricos em proteínas, como carnes, e também refrigerantes, cafés e bebidas alcoólicas. Beba bastante água pura. Uma boa indicação de hidratação é uma urina transparente e sem odor forte.

 

Sauna emagrece?

A sauna não emagrece pela transpiração; a gordura se queima com movimento e ginástica.

 

Sauna seca

Na sauna seca, como não há formação de vapor, você pode suportar o calor por mais tempo, perdendo 500 gramas em dez minutos em forma de suor.

A temperatura é bem mais elevada do que na úmida, entre 70 e 90 ºC, com umidade entre 5 e 25%.

 

Sauna úmida ou a vapor

O calor vai de 45 a 60 ºC, com umidade de 95%. Você pode perder até 125 gramas em dez minutos, sempre exclusivamente em forma de suor.

 

Fazer sauna com segurança

Frequente a sauna de duas a três vezes na semana.

Permaneça na sauna por vinte minutos em cada sessão; muito mais que isso pode desequilibrar os níveis de sais minerais do corpo e diminuir excessivamente a pressão arterial.

Se você tiver a pressão muito alta ou muito baixa, problemas cardíacos, distúrbios renais, deve passar antes por um médico para fazer uma avaliação.

 

O que a sauna é capaz de fazer 

A transpiração reduz a carga que os rins e o fígado teriam para filtrar.

O contraste quente/frio (entrando no chuveiro frio após a sauna quente) aumenta a resistência física, evitando gripes e resfriados.

A dilatação e a contração dos vasos provocadas por essa diferença de temperatura faz uma ginástica vascular, auxiliando a circulação.

A sauna úmida alivia problemas respiratórios como asma, coriza, sinusite e resfriados, porque o vapor ajuda a eliminar secreções do nariz e dos brônquios, o que facilita a respiração.

 

Limpeza da pele e nutrição dos cabelos

A sauna renova o aspecto da pele, aumentando a circulação do sangue.

A transpiração abre os poros, desobstrui cravos e ajuda a remover a sujeira de produtos químicos aderidos à camada superficial da pele.

Nutre e revigora os cabelos; com o calor, as escamas dos fios se abrem e os cremes penetram melhor. Passe um creme nos cabelos lavados ou prepare alguma receita natural de sua preferência e enrole a cabeça com uma toalha fina.

 

Na hora de usar a sauna 

– Prepare sua pele com um banho de chuveiro da cabeça aos pés, removendo cremes e outros produtos.

– Enxugue-se – a pele seca, limpa e sem roupa facilita a transpiração.

– Leve uma toalha para deitar e uma toalhinha de mão para cobrir o rosto.

Primeira seção de sauna:

– Entre na sauna. Se quiser experimentar os dois tipos, entre primeiro na seca que fará transpirar mais.

– Faça o contraste: saindo da sauna, tome um jato de água fria, começando pelos pés e subindo aos poucos por todo o corpo, o que facilita a circulação.

– Repouse toda vez que sair da sauna: descanse por uns dez minutos para regularizar o ritmo cardíaco, a circulação e a temperatura do corpo.

Para a segunda sessão, pode repetir toda a sequência por mais vinte minutos.

Termine com um banho morno e sabão, finalizando com o chuveiro frio.

 

Alguns conselhos:

– Utilize sempre uma escovinha e a espuma do sabonete para higienizar as axilas; é lá que as bactérias fazem a festa. Usar apenas desodorante e perfume só agrava o odor.

– Não tome bebida alcoólica e nem faça sauna com o estômago cheio.

– O aumento da transpiração pode desidratar o corpo. Mantenha uma garrafa de água perto de você e beba um belo copo antes, durante e após a sessão. Também pode ingerir uma bebida esportiva, ou água com uma pitada de sal para repor o cloreto de sódio.

– Pegue uma toalhinha molhada e esfregue no rosto, pescoço e corpo durante a sauna para se revigorar.

Além de permitir que você se desligue do mundo, a sauna é um verdadeiro tratamento de saúde e beleza!

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Jane Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda