Looks com tênis

0 Love

Foi-se o tempo em que o uso do tênis era limitado à práticas esportivas. Nos últimos anos, o calçado conquistou os pés de fashionistas e começou a circular nos mais diversos ambientes, dos informais até os mais requintados. Afinal, como montar looks com tênis?

Surgimento do tênis

Foi entre as décadas de 1860 e 1870 que surgiram os primeiro sapatos com fechamento por meio de cadarço. Era uma espécie de sapatilha, ainda feita em couro, utilizada por ciclistas. O cadarço ajudava que o calçado ficasse mais preso e ajustado aos pés dos usuários. Também nesse período, em 1866, foi feito o primeiro sapato de borracha, conhecido como Cricket Sandals, eram sandálias usadas por jogadores de críquete, nada parecidas com tênis.

Poucos anos mais tarde, em 1873, o couro passou a ser substituído por tecidos e a borracha usada no solado. A primeira fábrica de calçados esportivos nasceu em 1890 e, nessa época, o conceito de tênis era ser um calçado fechado, leve e confortável, fechado por cadarços e já com alguma preocupação com o solado que, diferente de outros calçados, deveriam amortecer e absorver impacto. Essa preocupação com o solado também estava ligada à segurança, com o intuito de não serem escorregadios.

Você sabia?
Só no Brasil, são mais de 800 milhões de pares de tênis vendidos por ano, sendo 93% deles modelos esportivos.

Ficou claro que o surgimento dele teve tudo a ver com funcionalidade e nada com estética, né? Talvez por isso ele tenha demorado tanto a ser considerado fora do contexto do esporte. O importante é que a moda está em constante transformação e está cada vez mais democrática, com menos regras. Assim, temos a liberdade de mesclar influências e referências.

Looks com tênis para se inspirar

O tênis é uma peça pra lá de democrática, que combina com diversos estilos, personalidades e situações. Dá até para dizer o tênis é uma peça-chave, bem coringa. Aqui vão alguns looks com tênis para você se inspirar e aproveitar o conforto de calçar um:

Vestido com tênis

Uma combinação praticamente infalível, difícil de errar. A dica que eu dou é: se o vestido for mais basiquinho, combine com algum tênis que saia do óbvio. Já quando o vestido for mais chamativo, o ideal é que o tênis converse com as informações, seja na cores ou mesmo nas texturas. Se quiser um visual mais ousado e fashionista, misturar estilos e brincar com texturas e estilo pode ser uma boa.

Nesta composição, aproveitei o vestido liso, sem detalhes e de tecido leve para usar com um tênis com mais informações de moda, metalizado, de solado de corda. Esse tênis, apesar dos detalhes, pode ser considerado básico, já que a cor é neutra e o modelo mais simples.

Neste look, a cor do tênis, que é bem esporte, está presente no vestido de tricô.

Saia com tênis

Na dúvida, um tênis branco no estilo “Keds”é um coringa.

Aqui, o tênis quebra a formalidade e dá um toque cool ao visual color block.

Alfaiataria com tênis

Uma das combinações que mais geram dúvidas e inseguranças é a com peças de alfaiataria, como em looks mais clássicos, usados em ambientes mais formais, como escritórios, por exemplo. A principal dica que eu dou para quem levar a peça à essas ocasiões, é que o par de tênis esteja muito limpo e conservado. Para combinar, recomendo atenção às cores do look e ao modelo. O ideal é que o tênis não seja tão chamativo, tenha cores neutras ou na mesma cartela das outras peças do look, como nos exemplos abaixo.

Aqui, optei por um look monocromático, em que só mudam os tons das peças. O tênis, sem cadarço, dá um toque moderno por ter um tecido mais sofisticado, e o solado branco, em formato típico de calçados esportivos.

Nesta proposta, acrescentei o blazer e optei por um tênis de cor neutra com um toque de cor presente no look. O modelo, menos esportivo, remete a um sapatênis.

Este look já pode ser considerada uma proposta mais ousada, uma vez que combinei um tênis de modelo bem esportivo. Repare que o segredo está na cartela de cores harmônica e no equilíbrio das informações: blusa e calça são mais clean e o tênis mais “pesado”.

Looks para o dia a dia com tênis

Deixar os tornozelos à mostra, seja com um modelo de calça mais curto ou dobrando a barra, é uma boa maneira de modernizar o look e valorizar o tênis.

Esportivo e informal, mas foge do óbvio uma vez que o tênis é mais casual.

Aqui, o tênis faz as vezes de uma sapatilha.

Jeans e tênis

Esse combo dispensa comentários pois não há como errar. Calça, saia ou shorts jeans sempre vão bem com tênis, independente de qual seja a parte de cima. Como é uma combinação mais fácil de fazer, aproveite para ousar no modelo do tênis, brincar com blusas coloridas, com texturas e volumes, variar os acessórios como colares, brincos ou até mesmo um penteado diferente, como preso, que sempre dar um ar de sofisticação.

Se você ainda não tem e quer investir em um, recomendo algum básico, de cor neutra, como um tênis branco, que é bem versátil, por exemplo.

Conta pra mim o que achou dessas dicas de como compor looks com tênis e se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda