Importância do Sono

0 Love

Os treinos dependem de alguns fatores para surtirem efeito sobre nosso corpo e nosso desempenho. Fatores positivos e negativos influenciam muito na rotina de qualquer pessoa normal, que não vive disso e tem família, trabalho, filhos, preocupações e horários a serem cumpridos. É possível até mesmo dizer que os fatores externos negativos, ou seja, aqueles que dificultam ou impedem nossa evolução e nossa conquista de objetivos, são maiores e numerosos do que os que realmente nos ajudarão.

Podemos controlar nossa rotina de treino e nossa alimentação com maior facilidade; basta ter alguma disciplina e força de vontade. Mas o fato é que um dos maiores aliados dos bons resultados é o sono. E não digo apenas o descanso, respeitando intervalos e rotina de treino sem exageros, como já tratamos em outros artigos. Falo de sono mesmo! Horas de sono, e principalmente qualidade de sono.

Todos sabemos que o indicado são oito horas por noite. Para muitos lendo este artigo, na prática isso é algo impossível de ser alcançado, justamente pelo que falei acima de compromissos familiares, filhos, cuidar da casa, entre outros  afazeres. Então, se eu não durmo oito horas por noite, não terei bons resultados nos treinos? Também não é bem assim… tão importante quanto o tempo de sono é sua qualidade. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza diversas tarefas importantes, tais como consolidação da memória, fortalecimento do sistema imunológico (que nos impede de enfraquecer e pegar um vírus ou bactéria), secreção e liberação de hormônios (que para o nosso treino são essenciais, pois são eles que trarão os resultados), dentre outras. E isso se dá durante todas as fases do nosso sono, que são basicamente os estágios 1, 2, 3, 4 e o REM (sigla pra rapid eye moviment, ou movimento rápido dos olhos), que é a etapa mais profunda, na qual os benefícios ocorrem por completo!

Um sono profundo e adequado também impacta de maneira positiva em nosso desempenho dia a dia, por nos deixar com mais energia e disposição. Comer 100% corretamente e treinar 100% certo podem não ser o suficiente para seu treino render, mas uma boa noite de sono certamente o fará.

No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre isso, comentando sobre as fases do sono e dando algumas dicas que podem ajudar você a ter uma noite com mais qualidade.

 

Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! 

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda