Fases do Sono

0 Love

No artigo sobre a importância do sono nos resultados dos treinos (acesse aqui o texto anterior), comentamos sobre a existência de fases em uma noite bem dormida, e como é fundamental alcançar todas elas para a recuperação plena e liberação total de hormônios e outras substâncias importantes para a recuperação do nosso corpo, gerando assim bons resultados dos treinos.

Normalmente, quando estamos dormindo, começamos pela fase 1 do sono, passando por todos os estágios até atingir o sono REM. Esse ciclo recomeça a cada 1h30min – 2 horas. Como cada fase é diferente da outra, nosso corpo também se comporta como tal, fazendo que em algumas nos movimentemos mais e em outras fiquemos imóveis. Porém, para atingir cada etapa, precisamos estar menos estressados, com a cabeça mais tranquila e concentração em dia. Qualquer variação nesse estado prejudica as etapas do sono. Vamos descrever agora rapidamente cada uma das fases:

FASE 1: Como podemos deduzir, a fase 1 consiste num sono leve. Estamos entre dormir e acordar. Nosso corpo vai perdendo os movimentos devagar, mas ainda não completamente. A chance de estar “pegando no sono” e de repente acordar com um susto pelo simples movimento do seu próprio corpo é grande aqui. São os chamados espasmos. A atividade cerebral ainda é bastante presente nessa fase.

FASE 2: Nessa fase nosso corpo esfria e os músculos começam a relaxar. Ainda há breves atividades cerebrais, embora mais lentas, fazendo com que ainda possamos ter os espasmos da fase inicial do sono. Essa etapa consiste basicamente em 50% do tempo do nosso sono na noite toda.

FASE 3: O sono profundo começa aqui, é sua primeira fase. É onde dormimos mais “pesado”, e é difícil sermos acordados. Porém, quando acordamos, sentimos aquele cansaço extremo, fraqueza, desorientação: é muito difícil realmente despertar. Nosso cérebro está numa fase de ondas muito lentas, as chamadas “delta”, mescladas com algumas mais rápidas.

FASE 4: É a segunda fase do sono profundo. As ondas cerebrais já são em sua grande maioria bem lentas, quase sempre em delta. Ambos os estágios são importantes para se acordar descansado e revigorado. É nessa etapa que começamos a sonhar, pois os sonhos estão quase sempre ligados às ondas delta.

As fases 1, 2, 3, e 4 são fundamentais para o descanso e relaxamento. Além disso, precisamos delas para liberar o hormônio do crescimento, fundamental para crianças e adolescentes e para pessoas que fazem algum tipo de treinamento: sem esse hormônio, o ganho de massa magra fica bem difícil.

FASE REM: É nessa fase que acontecem a maioria dos sonhos. Apesar de ser a fase final do sono, nossos batimentos cardíacos aumentam, e nossa pressão arterial também. Os olhos se movem rapidamente (daí o nome REM – Movimento Rápido dos Olhos, em português), e os músculos ficam imóveis. A respiração se torna mais ofegante. Ficamos nessa etapa do sono cerca de 20% do total da noite, e normalmente demoramos cerca de 1h30min após dormirmos para alcançá-la. O primeiro ciclo de sono dura pouco; à medida que os ciclos passam e a hora de acordar vai chegando, passamos a ficar mais tempo no sono REM e os estágios anteriores diminuem.

Na verdade, os pesquisadores ainda entendem pouco sobre a fase REM. Sabe-se apenas que ela é importante para a criação da memória a longo prazo. Se você não alcançar sempre o sono REM, não significa necessariamente uma noite mal dormida. Porém, preste atenção na quantidade de vezes que você sonha, pois a falta de sonhos é um indicativo de que você quase nunca alcança essa fase.

Pessoas que tem problemas de insônia normalmente não conseguem passar do estágio 1 e as pessoas com má qualidade de sono raramente completam o ciclo com o sono REM. Fique de olho nisso e cuide da sua saúde. Se você tem problemas para dormir, no próximo artigo daremos algumas dicas que podem ajudar.

 

Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! 

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda