Exercícios para Escoliose

0 Love

Neste post vou falar sobre exercícios para escoliose, que é um desvio lateral da coluna. Imagine que sua coluna, ao invés de ser reta, ela tem um desvio para um lado e depois para o outro, formando um “S” ou então ela está aparentemente retinha em cima, mas forma um “C”, embaixo, mais próximo da lombar.

Quando uma escoliose é muito grave, apenas a cirurgia é a solução. Mas quando ela é menos grave, fisioterapia e fortalecimento muscular, podem colocar sua coluna no lugar, deixando-a retinha, do jeito que tem que ser, através de exercícios específicos!

Quando você se olha no espelho e seus ombros não estão alinhados, ficando aparentemente um mais alto que o outro, ou quando a crista ilíaca, aquele ossinho lateral que temos dos dois lados do quadril, parecem ser um pouco mais alto que o outro, então você provavelmente tem escoliose! Se isso for detectado, o procedimento é ir ao médico e fazer um exame de raio-x. Assim, da pra saber exatamente o grau e o processo de recuperação.

Portanto, se sua escoliose for caso apenas de fortalecimento e fisioterapia, pode seguir os exercícios a seguir!

 

Vamos a eles:

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Nesse exercício, deite-se de barriga para cima, de forma com que sua lombar fique totalmente apoiada no chão. Dobre os joelhos e eleve um braço de cada vez, alternando. Faça 15x cada braço.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Esse é basicamente o mesmo que o anterior, mas agora com os dois braços simultaneamente. Faça 20x.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

De pé, abra os braços e eleve uma das pernas de trás, segurando em torno de 30’’ na posição. Retorne a posição inicial e faça a outra perna, mais 30’’. Faça 3x com cada perna.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Novamente de barriga para cima, deixe os braços ao longo do corpo e faça a posição de “borboleta” com as pernas, mantendo os joelhos o mais afastado possível. Vá, devagar, arrastando as pernas para frente o máximo que conseguir, forçando para ficar com a sola dos pés unidas. Mantenha-se na posição durante 40’’.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Você vai apenas apoiar o braço no chão e elevar o quadril, mantendo o corpo todo alinhado. Apoie também o pé e segure o abdômen bem para dentro, elevando o braço na linha do ombro. Segure na posição por 45’’ e troque de lado.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Fique na posição de 4 apoios e eleve uma perna estendida para trás e o braço oposto para frente. Mantenha a posição por 30’’ e troque os apoios.

Bonecos fazendo exercícios para escoliose.

Para finalizar, vamos alongar a coluna. Deite-se e abrace os joelhos contra o seu corpo, relaxando e respirando fundo o tempo todo.

 

Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! Você pode acompanhar alguns outros treinos dele em seu Instagram @raphael.fiorentino.costa

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda