Estilo X Universos visuais

0 Love

Construir seu estilo é como construir uma escultura: leva tempo , análise , experimentos e muito autoconhecimento. Isso não é algo que se consegue da noite para o dia. Então, não se culpe caso você demore para entender o que gosta e como quer se vestir! Encare isso como aprender um novo idioma ou instrumento musical. É preciso tempo, prática e muita dedicação.

Difícil definir um conceito de estilo, não é mesmo? Apesar de difícil de definir, sabemos bem o que quer dizer quando nos referimos a alguém com “Fulana tem muito estilo”. Na linguagem da moda, costumamos dizer que tem estilo a pessoa que consegue comunicar sua personalidade e estado de espírito com consistência através do comportamento e estética nos looks, roupas e acessórios. Normalmente, as pessoas consideradas estilosas misturam de 2 a 3 estilos em um mesmo look. Mais que isso fica over!

Modelagem do blazer e calça: elegante | Corselet: sensual

 

Camiseta e jeans: esportivos  | Ombreiras: toque elegante à camiseta | Gargantilha com pontas: sensual | Rasteirinha: romântico (nó e brilho)

 

 

 

 

Modelagem: romântica | Recorte no busto e transparência: sensual

Modelagem do vestido: romântico | Faixa marcando cintura e bota de bico fino de couro: sensual

Moletom e tênis: esportivo | Trench coat: super elegante | Boca vermelha: toque sensual

Há também as que repetem seus uniformes (padrões de combinações e/ou peças que se tornam ícones e referências da pessoa), como é o caso da Constanza Pascolatto, por exemplo, conhecidíssima por seu cabelo impecável + óculos.

É bem comum que utilizemos estados de espírito e até características de personalidade para ilustrar e exemplificar estilos: romântico, dramático, elegante, sensual, esportivo… Eles são importantes porque nos dão um direcionamento estético e nos ajudam a abrir a mente para entendermos melhor os universos visuais.

Aliás, tenho estudado muito sobre isso com a ajuda da Ilana Berenholc e ela me apresentou conceito dos “universos visuais“. Fiquei encantada porque fez tanto sentido pra mim! Os universos visuais são os “estilos” pelos quais transitamos no dia a dia, associados à nossa personalidade. Parte-se do princípio que todos nós temos momentos românticos, de sedução, casuais, elegantes, esportivos… mas que o que é romântico ou sexy, por exemplo, pra mim, pode não ser o mesmo para você.

Esse é um assunto bem complexo, que requer uma boa pitada de autoconhecimento e investigação do dia a dia. Estou preparando uma série de exercícios para te ajudar nessa descoberta. Começo propondo um bem simples: encontre seu uniforme!

Em breve voltamos a falar mais sobre isso e eu farei esses exercícios junto com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda