Diminuir a cintura

0 Love

Os músculos oblíquos são aqueles da lateral do abdômen, fazendo parte da região da cintura. Os músculos abdominais são compostos pelos retos abdominais, abdominais inferiores e os oblíquos (divididos em externo, interno e transversos). Estes últimos são super esquecidos pela maioria das pessoas na hora do treino. Todos fazem muito mais exercícios para o reto abdominal e acabam esquecendo dos laterais. Isso é um erro, e não só estético: esses músculos têm grande poder de estabilização do tronco, ajudando toda a região do core, evitando lesões e melhorando a postura! Como dissemos, os oblíquos ficam próximos à região da cintura – ou seja, estimulando-os periodicamente, podemos fortalecê-los e ao mesmo tempo ajudar a diminuir a circunferência da cintura.

Não depois de muito tempo, seus músculos já estarão fortalecidos – porém, se você está com uma quantidade alta de gordura, eles não aparecerão. Portanto, deve ser feita uma dieta pra ajudar na parte estética; mas, mesmo com a gordura por cima do músculo, os exercícios são eficientes do ponto de vista de saúde, pois com o fortalecimento dos oblíquos a postura já melhora e as lesões e indisposições lombares devem diminuir. Para perder gordura, além da dieta, é interessante introduzir caminhadas ou exercícios de bicicleta.

Hoje focaremos não tanto na parte teórica, mas nos exercícios em si.

Vamos a uma série que pode ser feita individualmente ou em dias de outros treinos, como musculação e corrida. Como é uma série curta, tente fazer de duas a quatro vezes na semana.

 

PRIMEIRO EXERCICIO: PRANCHA LATERAL

fiorentino-isabella-comportamento-diminuir-a-cintura-treino-01

Começaremos com a famosa prancha, pois ela, além de estimular nosso foco principal, ajuda também a fortalecer o quadrado lombar. Segure na posição por 45-60’’ de cada lado, quatro vezes.

 

SEGUNDO EXERCÍCIO: OBLÍQUO ALTERNADO NO COLCHONETE

fiorentino-isabella-comportamento-diminuir-a-cintura-treino-02

Cruzando uma das pernas, vá com o cotovelo oposto em direção ao joelho e volte devagar, sem relaxar as costas no colchonete. Faça 15 repetições de cada lado, 4 séries.

 

TERCEIRO EXERCÍCIO: ROTAÇÃO EM ISOMETRIA

fiorentino-isabella-comportamento-diminuir-a-cintura-treino-03

Para esse exercício é preciso um maior controle e equilíbrio. Se precisar, apoie a ponta dos pés em alguma base. Eleve o tronco como se fosse fazer o clássico exercício para o reto abdominal; porém, mantenha seu tronco nessa posição, sem descer. Com ou sem peso nas mãos, apenas faça a rotação de um lado para o outro, bem devagar. Proponho 4 séries de 20 repetições.

 

QUARTO EXERCÍCIO: OBLÍQUO UNILATERAL

fiorentino-isabella-comportamento-diminuir-a-cintura-treino-04

Deitada de lado e deixando um dos braços apoiados no solo, flexione levemente os dois joelhos e ache uma posição relativamente confortável. Feito isso, eleve o tronco lateralmente, deixando o tempo todo o músculo contraído, sem relaxar. Tente fazer 4 séries de 20 repetições cada lado.

 

Faça um exercício de cada vez, com 30’’ de intervalo entre as séries.

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino e ilustrações de Pedro Fiorentino Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda