Brincar com filhos

0 Love

Outro dia parei para pensar: o quanto a brincadeira de hoje pode influenciar no tipo de adulto que meus filhos serão? Foi em uma conversa com a Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e também consultora de Fisher-Price – que tive o prazer de conhecer por ser embaixadora de Thomas e Seus Amigos – que entendi o real significado e importância da brincadeira para as crianças. Gostei tanto da nossa conversa, que achei legal compartilhar um texto que a Teresa escreveu sobre o assunto. Divido esse conteúdo com vocês, mamães, futuras mamães e todos aqueles que têm crianças por perto e não fazem ideia do quanto podem contribuir para seu crescimento e desenvolvimento. A Teresa Ruas estreia nesse espaço hoje, mas trará novas contribuições em breve.

#thomaseseusamigos #Fisher-Price #publi

fiorentino_brincar_com_os_filhos

Brincar com os filhos é fundamental!

Quando nós especialistas afirmamos sobre a importância da participação dos pais nos momentos das brincadeiras com os filhos, até parece ser mais um clichê que escutamos diariamente, não é mesmo?

Porém, diversas pesquisas e experiências com as crianças nos primeiros anos de vida demonstram o quanto os pais precisam compreender o ‘real’ sentido do que significa para a criança brincar e ter com ela a participação efetiva das pessoas mais significativas para o seu crescimento e desenvolvimento.

Sim! É por meio das brincadeiras que as crianças experimentam, conhecem e compreendem o meio, a cultura e os valores que as rodeiam. É fundamental compreendermos que é por meio do brincar que a criança se conhece e conhece o outro e, portanto, se mantém viva e ativa em seu próprio processo de transformação e aprendizagem.

E o que dizer quando todo esse processo de desenvolvimento e descobertas é acompanhado pelos pais? Brincar com os pais significa ter, bem de pertinho, os seus principais modelos de afeto, carinho, acolhimento, compreensão, comportamentos, condutas e valores.

Sempre afirmo que a presença dos pais é como se fosse um ‘potente combustível’ para a criança ter mais confiança, autoestima e autonomia para enfrentar as suas dificuldades e frustrações, e se encher de alegria diante de suas conquistas. Afinal de contas, experimentar uma verdadeira relação de afeto e acolhimento com os pais é um dos caminhos mais potentes para que, realmente, seja garantido um desenvolvimento global de forma harmoniosa. Adultos emocionalmente estruturados foram crianças que brincaram muito com os seus pais e em seu contexto familiar.

Independente da quantidade de filhos que o casal tenha – um, gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos – brincar com os filhos não significa estimulá-los em excesso, brincar por brincar ou ser um meio para ‘passar o tempo’. Significa, antes de tudo, favorecer o recurso mais eficiente para o desenvolvimento das crianças. Significa vivenciar e estruturar vínculos afetivos fundamentais para o desenvolvimento de todas as funções psíquicas e emocionais. Significa falar a mesma linguagem de nossos filhos e estar mais perto deles. Significa, portanto, conhecer, efetivamente, quem são os nossos filhos, quais são as suas características, quais são as suas dificuldades e quais são as suas habilidades.

Por fim, brincar com os nossos filhos é a forma mais fiel de garantirmos a sua saúde e dizermos, diariamente, o quanto os amamos e o quanto desejamos que sejam felizes.”

 Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price 

Comentários

  1. luciana 23 de outubro de 2014 at 18:41
    Responder

    Me ajudou muito isso q foi dito agora com relação a brincar com os filhos,desenvolvi minha amizade com elas, e também pude conhece-las mais.

  2. Cid@ 24 de outubro de 2014 at 13:50
    Responder

    Texto excelente bom para quem acha que brincar não seja tão importante, Obrigada por compartilhar com a gente.

  3. Silvana castro 30 de outubro de 2014 at 10:45
    Responder

    Teresa, adoro os seus textos!!!
    Sou mãe de três meninos,não tenho babá, modéstia a parte, experiência eu tenho …mas a gente tem sempre o que aprender! Obrigada!
    Muito sucesso para você!!!!Beijo,Silvana

  4. tatiisantos_ 29 de novembro de 2014 at 20:28
    Responder

    Que familia Linda ><

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda