Brincadeira de Criança 2

0 Love

Lembram-se do livro que eu indiquei com brincadeira de criança? Então, tem muita coisa legal lá e eu estou separando aos poucos algumas brincadeiras, principalmente para fazer com os pequenos, e vou colocando aqui. Sendo assim, seguem mais cinco atividades que você pode fazer com seus filhos e filhas para passar mais tempo de qualidade com eles, e não os deixar tanto à mercê dos desenhos. Aliás, falando em desenho, olha só a primeira…

 

Que desenho vai sair?

  • Para que idade? A partir dos 7 anos
  • Quantos podem brincar? Desde 4 jogadores
  • De que é que precisamos? Papel, lápis e lápis de cor

 

Três crianças brincam de desenhar

Como é que joga?

Um jogador decide o desenho que vai ser, como por exemplo o de uma criança. Dobra-se o papel tantas vezes quanto o número de jogadores que participam.

Os jogadores vão desenhando um a um, numa dobra de papel. Por exemplo, um desenha a cabeça; outro, o tronco; o seguinte, as pernas; e o último, os pés.

Estica-se o papel e verifica-se como ficou o desenho feito por todos.

Pode-se fazer o desenho de um animal, um marciano, um avião e variar a orientação do papel, fazendo-se também na horizontal. Entretanto, talvez seja divertido inventar figuras, como um animal com cabeça de elefante, corpo de girafa e patas de avestruz.

 

Sabe o que eu lembrei? Dá para fazer essa brincadeira de criança também com palavras, para as crianças mais velhas que gostam de escrever. Uma criança escreve a primeira linha da história, depois dobra escondendo o que escreveu e passa para a próxima, que por sua vez vai continuar a história sem saber o que está escrito antes. No final, desdobra o papel e você lê como ficou a história. É garantia de risadas!

 

Palavras ou Gestos – Mímica

  • Para que idade? A partir dos 7 anos
  • Quantos podem brincar? Desde 7 jogadores
  • De que é que precisamos? Papel, lápis e relógio.

 

desenho de um grupo de crianças brincando de mímica

Como é que se joga?

Formam-se duas equipes. Cada grupo elabora uma lista de 10 palavras e escreve-as num papel. Depois, escolhe alguém para fazer os gestos e explicar as palavras.

Começa o primeiro grupo. Dá-se a lista de palavras ao jogador selecionado e, em 10 minutos, ele tem que ir explicando com gestos cada uma delas. Mas não é fácil, porque há alguém cronometrando e o jogador tem 1 minuto para cada palavra. O que está cronometrando deve dizer: primeira (e o que representa fará os gestos da palavra), segunda (e representará os da segunda) e assim sucessivamente. Os outros pronunciam palavras e anotam as que acertam.

O que está representando não pode falar nem fazer ruídos, só gestos. Repete-se o mesmo com a outra equipe.

 

Bola no copo

  • Para que idade? A partir dos 6 anos.
  • Quantos podem brincar? desde 1 jogador
  • De que é que precisamos? Um copo de plástico, ou lata, ou pote, uma bolinha de isopor, ou de papel, ou feita com papel alumínio e um barbante.

 

menino fazendo brincadeira de criança

Como é que se joga?

Primeiro constrói-se a bola. Para isso faz-se um pequeno buraco no fundo de um copo. Introduz-se nele um barbante que termina com um nó forte para que não saia pelo buraco do copo. Depois coloca-se no outro extremo a bola.

A finalidade do jogo é encestar a bola no copo só com uma mão. Faz-se o movimento rápido de pulso para cima, que então faz balançar e impulsionar a bola.

Se jogar sozinho, pode-se fazer as tentativas que quiser até cansar. Se houver outros companheiros de jogo, combina-se um número de oportunidades por jogador e somam-se as vezes que cada um encestou.

 

Quem nunca brincou disso quando criança, gente?! Certamente, se você não fez essa brincadeira de criança, seus pais ou avós já brincaram disso.

 

O Que É Que Tem na Caixa?

  • Para que idade? A partir dos 4 anos
  • Quantos podem brincar? Desde 2 jogadores
  • De que é que precisamos? Caixa de papelão, diversos objetos e tesoura.

 

Desenho de duas crianças brincando com uma caixa

Como é que se joga?

Faz-se um buraco na parte lateral da caixa, suficientemente grande para passar a mão. Um jogador introduz, sem que os outros vejam, um objeto (um urso de pelúcia, por exemplo, uma bola, uma escova de cabelo…)

Os outros, um por vez, devem pôr a mão na caixa e adivinhar o que está em seu interior. Cada jogador tem uma única oportunidade. O primeiro a acertar é o que escolhe o próximo objeto a ser posto lá dentro.

 

Essa brincadeira de criança dá para fazer até com os mais velhos dependendo do que colocar dentro da caixa. Apenas nunca coloque objetos pontiagudos ou cortantes, por favor!

 

Letras Viageiras

  • Para que idade? A partir dos 6 anos
  • Quantos podem brincar? Desde 2 jogadores
  • De que é que precisamos? Nada

 

desenho de crianças brincando na praia

Como é que se joga?

Um dos jogadores diz “O que se vê com a letra…?” e diz uma letra, por exemplo “A”.

Os outros jogadores dirão tudo o que veem cujo nome comece por essa letra. Cada palavra vale 1 ponto.

Quando alguém conseguir 10 pontos, volta-se a jogar e o vencedor dirá a próxima letra.

 

 


Gostaram? Então acompanhe o Instagram da Isabella Fiorentino para mais dicas.

 

Referência: 

Título: Uma Atividade para cada dia – 365 dias do ano.

Direção de Produção: André L. F. Brasil

Ilustração: Vergara Brasil

1ª edição brasileira: 2004 -ISBN 85-89990-04-4

Comentários

  1. Glória Hamara Crovador 13 de maio de 2020 at 19:28
    Responder

    Te admiro muito Bela…

  2. Glória Hamara Crovador 13 de maio de 2020 at 19:29
    Responder

    Admiro vc como tanto como mãe e profissional. Bjos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda