Organizar a Rotina

0 Love

Oi, gente! Queria compartilhar algumas adaptações que tenho feito para organizar a rotina nesse período de quarentena! Mudanças no começo são difíceis, mas o prêmio que recebemos ao final sempre vale a pena!  Aliás, percebi que o ato de organizar minha rotina, minha casa, minhas coisas, está me dando de presente organizar minhas emoções também! Estamos todos sentindo quanto está sendo difícil controlar nossas emoções, né?

Vou contar o desafio que me fiz: tenho procurado, também, ser gentil comigo mesma. Então, se não consegui cumprir num dia, tudo bem, amanhã eu tento novamente! Claro que temos que nos esforçar, mas sem neura! Cada um tem um tempo, não se cobre tanto. Ninguém precisa de mais stress, certo? Sendo assim, coloque metas alcançáveis. Por exemplo: não precisa arrumar todo o guarda-roupa de uma vez. Escolha uma gaveta por dia.

Mas entre em ação, para que você se sinta motivado com cada tarefa que vá executar. E, principalmente, comemore cada meta alcançada. Vejam quais metas coloquei pra mim:

 

Minha Rotina

7h30 – Despertador! Me permito uns 15 minutinhos de preguiça, quando então meus filhos vêm pra nossa cama!

7h45 – Levanto, arrumo minha cama junto com meu marido, tomo banho, faço minha massagem e exercícios e agora, aliás, incluí também os exercícios para fortalecer meus pulmões!

8h – Café da manhã com meus amores.

8h30 – Acompanhar aula virtual com meus filhos.

10h30 às 10h45 – pausa para um lanche. Faço receitas simples e nutritiva, afinal temos pouco tempo.

10h45 às 12h30 – Volta às aulas.

12h – Pausa para rezar Ângelus.

12h30 – Almoço com a família. Não percam essa oportunidade de fazer as refeições com sua família! Tentem convidar a todos para se organizarem para isso – acaba sendo um momento de se olharem, de compartilhar angústias e aflições, bem como conquistas e alegrias do dia.

 

Depois do almoço

14h às 19h – Vou para meu cantinho de trabalho, checo meus e-mails, reuniões virtuais, gravo meus conteúdos, estudo as tendências de moda, me atualizo etc.

Fazer “combinações” com os filhos é uma ótima ferramenta para nos organizarmos e controlar a ansiedade deles. Combinamos que de manhã fico com eles 100%, enquanto que de tarde me divido entre eles e meu trabalho: a cada uma hora, paro por dez minutos para ficar com eles. Colocamos despertador para todos ficarmos na mesma página.

15h – Pausa para rezar o terço da misericórdia.

17h30 – Pausa pra um lanchinho. Aproveito para repetir meus exercícios respiratórios.

18h – Pausa para rezar o terço.

19h – Fim do trabalho. Mais exercícios.

20h às 21h – Jantar com a família, banho nas crianças e, enfim, leitura na cama com eles.

21h30 – Curtir o maridão, falar com amigos, familiares, assistir televisão.

23h – Rezar, repetir meus exercícios pulmonares e dormir.

 

Ah, uma coisa super legal: estamos fazendo kefir em casa, porque antes era minha mãe que trazia, e agora, como ela não está podendo vir aqui, eu que estou cuidando, fazendo crescer.

Claro que semelhantemente cada casa tem sua própria dinâmica, e cada um deve criar suas próprias metas. Segue então um pequeno pra ajudar vocês a criarem seus roteiros:

 

“Logo pela manhã, separe um momento só para você. 30 min para meditar, oração, leitura, ouvir uma música, faça um exercício de 10 coisas pelo qual você seja grata. Assim, você já começa seu dia muito melhor.”

Patrícia Pimentel – Coaching

 

Roteiro para sua rotina

  • Estabeleça horários para cada tarefa
  • Acorde, tome banho, coloque uma roupa confortável. Não fique o dia todo de pijama. Você vai se sentir muito melhor.
  • Liste o que precisa fazer com seus filhos (dar aula, brincar, organizar as coisas deles)
  • Todos ajudam nas tarefas de casa. Assim, arrumamos os cômodos, cada filho arruma sua própria cama e seu quarto. Fazemos uma espécie de rodízio. Por exemplo: cada dia um tira a mesa e lava as louças. Esses dias, meu marido foi quem passou aspirador na sala.
  • Defina horários para trabalhar e executar cada tarefa (escolha um cantinho da casa e o arrume para ficar mais profissional e aconchegante).
  • Exercite-se.
  • Estamos usando poucas roupas; repetimos para não termos que lavar tanta roupa.
  • Planeje sua alimentação, cozinhe.
  • Limpe, organize, arrume a casa (temos uma infinidade de coisas para fazer em casa. Organizar armários, despensa, geladeira, guarda-roupa).
  • Separe coisas para doar para famílias que estão precisando tanto neste momento. Roupas, comidas, brinquedos dos seus filhos.
  • Defina horário para assistir TV, notícias. E também as pausas durante o dia. Até para tomar um café e mexer no celular.
  • Separe um tempo para conversar com seus amigos e familiares que estão em outras casas.
  • Durma bem à noite.

 

Acham que conseguem?

Compartilhem aqui com a gente o seu roteiro também! Vamos nos ajudar! Acho que, quando essa crise passar, seremos pessoas muito melhores!

 


Quer mais dicas? Então siga o Instagram da Isabella Fiorentino.

Comentários

  1. Regina Vani 31 de março de 2020 at 6:06
    Responder

    Obrigada por compartilhar Bella!
    Deus abençoe vc e toda sua família!

  2. Marise Dutra Soares 31 de março de 2020 at 7:50
    Responder

    Bom dia..minha rotina não é tao organizada, não tenho filhos pequenos,e marido e filhos jovens continuam trabalhando,mesmo em sistema de rodízio..mas tendo que sair..me divido entre tarefas domésticas,(eles ajudam tbm) rede social com amigos e parentes e Netflix (inclui tbm o esquadrão da moda..rs) e a pausa às 15 hs pro terço da misericórdia…vamos rezar pra tudo isso passar sem muitas perdas…ontem soube de um amigo, francês, que contraiu o vírus.. pedindo por ele e por toda humanidade..
    Abraços.. fiquem com Deus
    Marise

  3. Helena 31 de março de 2020 at 14:01
    Responder

    Verdade, ótimas dicas

  4. Patrícia 31 de março de 2020 at 14:29
    Responder

    Amei a forma de organizar sua rotina, confesso que a minha vida ta um a eterna bagunça rsrsrs, tenho uma bebê de 1 ano então imagina né? mais vc me inspirou a organizar a minha rotina , vou tentar😘 obrigado Bella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda