Ativa na Menopausa

0 Love

A menopausa é considerada pelas mulheres como uma das fases mais difíceis da vida. Isso porque esse é um período de mudanças hormonais, variação grande de humor e queda no sistema imunológico, aumentando as chances de doenças. Por esse motivo nessa fase a atividade física passa a ser obrigatória, pois foi comprovado que exercícios diminuem as chances de adoecer e aliviam diversos sintomas dessa fase.

Exercícios como yoga, Pilates e alongamentos ajudam a fortalecer os músculos e melhorar a postura e a flexibilidade, dando maior estabilidade e diminuindo os riscos de queda, comum depois de certa idade. Ao mesmo tempo, exercícios aeróbicos como caminhada ou até hidroginástica (mais indicada devido ao menor impacto sobre as articulações) minimizam as chances de doenças cardiovasculares, sendo também indispensáveis, pelo menos duas vezes por semana, durante 45 minutos a 1 hora.

É necessário analisar caso a caso para ver suas reais e maiores necessidades. Entre elas estão perda de massa muscular e queima calórica reduzida, dores articulares, osteoporose (uma atividade física de baixo impacto degrada minimamente o osso, porém, na recuperação, ele se regenera e fica mais forte) etc. Isso é necessário para escolher a atividade mais apropriada, sem gerar perdas ao invés de ganhos.

 

Mas fique atenta: há restrição em relação a alguns exercícios nessa fase. São eles: exercícios que exijam uma posição de cabeça para baixo, rotações extremas do quadril e tronco, hiperextensões e hiperflexões. Além, claro, de exercícios que causem dor ou cansaço extremo.

A atividade física nesse período não é só importante, mas necessária. Vá ao médico e consulte um profissional de Educação Física para assim continuar a ter uma vida normal, com menos interferências dessa fase tão difícil!

Comentários

  1. cleci 29 de abril de 2013 at 17:51
    Responder

    Tenho 59 anos e entrei numa academia chamada CURVIS, tem 15 aparelhos e no meio de cada aparelho um tablado, faço meia hora por dia, voce acha que é suficiente? quero emagrecer, pois deixei de fumar e engordei 10 kilos, depois, tenho uma dúvida faço esses exercicios na hora do almoço, portanto faço os exercícios primeiro depois almoço, fico preocupada que o sacrifio que fiz foi inútil, se almoçar e sentar para trabalhar.

    • editor 22 de maio de 2013 at 15:04
      Responder

      Cleci, boa tarde.
      Conheço essa academia. Mas a questão se está bom ou não é que depende do seu histórico esportivo e do seu objetivo. E depende também da distribuição: se está fazendo sempre os mesmos exercícios ou se está dando diferentes tipos de estimulo ao seu corpo. A principio, pra uma pessoa que saiu do sedentarismo, se for o caso, está de acordo, mas apenas pra começar, lembrando que seu corpo se adapta muito facilmente as estímulos (exercícios), precisando alterá-los sempre pro seu corpo continuar tendo resultados e não alcançar um “platô”.
      Se seu objetivo é emagrecer, o mais importante nesse caso é acertar na alimentação. Claro que o treino é muito importante, mas não tem muito segredo e se dedicar numa alimentação balanceada e saudável.
      Uma coisa muito importante é se alimentar antes do treino e depois do treino, claro nas quantidades e qualidades devidas, mas vc pode ter certeza que se não almoçar dps do treino e ainda deixar de comer alguma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico antes do mesmo, seu resultado certamente será perda de massa magra (músculo) e não gorda (gordura) o que com certeza não te interessa. Seu sacrifício será inútil se vc deixar de se alimentar bem.
      Obrigado
      Raphael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda