Caminhada

Vamos nos responsabilizar por nossa própria saúde, para termos maior disposição, bom humor e energia?

O sedentarismo é o vilão da nossa saúde e, para começar, fazer uma boa caminhada é o que há de melhor!

O nosso corpo precisa de movimento para ativar a circulação sanguínea; quando se está parado, as toxinas se acumulam nos tecidos, causando acidez e contribuindo para iniciar inúmeras doenças, como distúrbios de ansiedade, transtornos alimentares, depressões etc.

Lembre-se todas as manhãs que um novo dia está começando, e que muitas coisas podem ser mudadas dependendo das escolhas que fazemos.

 

Inicie a sua caminhada

Caminhe em áreas verdes, jardins, parques, em ruas sem muito movimento de carros e de pessoas, ou mesmo na esteira.

Caminhar, além de melhorar o condicionamento físico, beneficia o corpo e a mente. É o melhor exercício para o coração, e acelera a perda de peso.

Convide um amigo ou vá sozinho; é muito importante manter a regularidade das caminhadas.

Um bom horário é pela manhã, outro é o final da tarde.

Durante a caminhada, esteja atento ao seu corpo e ouça: preste atenção quando a respiração ficar forçada ou aumentar muito sua frequência cardíaca.

Convém vestir roupas e sapatos adequados; o tênis é o melhor calçado para caminhar.

Faça alguns alongamentos de braços e pernas, antes da caminhada para esquentar e depois para relaxar.

Fique na melhor postura possível: costas direitas, ombros relaxados, mãos soltas sem apertar.

Respire fundo…

No início, caminhe quatro vezes por semana em percursos curtos, depois vá aumentando o trajeto e a intensidade dos passos.

Andar rápido na esteira costuma  de 5-6 km por hora.

Procure também fazer caminhadas curtas ao longo do dia se estiver sem fazer nada.

 

Se você se sentir angustiado, triste, sem forças, depressivo, faça uma caminhada!

Durante a caminhada, o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Outros benefícios de caminhar:

  • Melhora a respiração e a circulação, fazendo com que as válvulas do coração trabalhem mais, aumentando a oxigenação do corpo.
  • Faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, levando o transporte de oxigênio para os braços e pernas.
  • Limpa os pulmões, deixando-os mais livres de catarro e poeira.
  • Combate e previne a osteoporose.
  • O impacto dos pés no chão facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes.
  • Combate as dores do corpo e dá mais flexibilidade.
  • Lubrifica as articulações, evitando a artrite e artrose.
  • Deixa o cérebro mais saudável; reduz os riscos de perda de memória e atenção.
  • Diminui a pressão sanguínea e o colesterol.

 

Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação. Fazem também com que nosso cérebro seja capaz de responder a mais estímulos, sejam visuais, táteis, sonoros e olfativos.

Por onde caminhar, leve boas notícias e ame de coração a todos que encontrar!

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor – escrito por Jane Fiorentino.

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2 Comentários

  1. Vilma V. disse:

    Boas dicas! Caminhar é o exercício mais barato e faz muito bem ao coração.

  2. Débora disse:

    Parabéns ao site todo.
    Isabella,super elegante .
    Tudo que gostaríamos de saber.
    Bom trabalho à todos.
    Att
    Débora