Vaca Atolada

Os alimentos, sólidos ou líquidos, formam os tecidos do corpo, regulam os processos corporais e fornecem calor, dessa maneira mantendo a vida.

Eles são os veículos dos nutrientes, além de outras substâncias que lhes dão sabor, odor, cor e textura. Cada alimento desempenha uma determinada função, de acordo com seus nutrientes: alguns contêm mais proteínas, outros, mais carboidratos, ou mais vitaminas e minerais. São três os grupos de alimentos:

 

• Alimentos construtores

Fornecem proteínas ao corpo. Exemplos: carnes, ovos, leites e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja).

 

• Alimentos energéticos

Fornecem carboidratos e lipídios ao corpo. Exemplos de carboidratos: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raízes, açúcares, doces. Exemplos de lipídios: óleos e gorduras.

 

• Alimentos reguladores

Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

 

Receita

Na receita de hoje, vamos usar ingredientes dos grupo construtores (músculo bovino) e reguladores (abóbora – alimento da época). Faremos uma releitura da Vaca Atolada, prato delicioso de origem caipira, originalmente feito com costela bovina e mandioca e que leva esse nome por literalmente atolar as costelas do boi na mandioca cremosa.
O músculo é uma excelente fonte de ferro e vitaminas do complexo B, que afastam o risco de anemia. A vantagem da substituição é que ele tem pouca gordura e é rico em vitamina A.

A abóbora é um poderoso antioxidante, além de conter carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas A, C, E, entre outras.

 

Ingredientes

– 500g de músculo bovino

– 300g de abóbora moranga em cubos

– 1 tomate picado

– 1 cebola picada

– 3 colheres de sopa de óleo

– sal e pimenta a gosto

 

Preparo

Em uma panela de pressão, refogue a cebola no óleo até dourar. Adicione o tomate e refogue. Acrescente a abóbora e refogue um pouco mais. Coloque o músculo, tempere com um pouco de sal e pimenta, cubra com água e leve para a pressão por uns 30 minutos, ou até que a carne esteja desmanchando. Se necessário, seque um pouco a água. Sirva com cuidado para não desmanchar a carne atolada no creme de abóbora.

Acompanhe com arroz integral simples ou misturado com amêndoas e castanhas.

 

Bom apetite!

Comentários

  1. Kellys Fernandes Souza 23 de outubro de 2013 at 11:24
    Responder

    Adorei a receita, gosto muito de abobora, vou fazer com certeza!

  2. Franco 19 de abril de 2018 at 22:08
    Responder

    Muito Bom
    Gostaria de fazer uma sugestão.Faço cozido junto com feijão carioca ou outra opção molho pra macarronada. Fica muito gostoso lembra minha infância quando mamãe fazia pra nós. Hoje tenho 56 rsrsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *