Tipos de tecidos

Das muitas coisas que fazem de uma peça de roupa, o tecido, sem dúvidas, é a mais importante delas. O design, corte, modelagem, cor podem ser os melhores do mundo, mas é a escolha do tecido que vai determinar o resultado final. Conhecer os tipos de tecidos ajuda – e muito – a fazer compras mais consciente para ter um guarda-roupa inteligente e alinhado ao seu universo visual.

O primeiro tecido da história

O linho é o primeiro tecido do qual se tem registros. Historiadores e arqueólogos encontraram múmias egípcias de 2500a.C encontradas enroladas nesse tecido, que não era feito em tear, como atualmente, mas com uma técnica de prensagem das fibras. Sabe-se também que o algodão já era cultivado em 3000 a.C, no Paquistão e, muito provavelmente, era utilizado também nas Américas no mesmo período. Com o avanço da tecnologia e a Revolução Industrial, surgiram também os tecidos sintéticos, como poliéster, nylon, acrílico e  muitos outros novos, com as mais diversas tecnologias e diferentes tipos de aplicações de uso além da moda.

Tecidos e fibras

Tecido é nada mais que um entrelaçamento de fios sintéticos ou naturais. O que faz com que os tecidos sejam tão diferentes um dos outros são os fios utilizados (fibra, gramatura, torção), a técnica de tecelagem e o tipo de trama. A fibra com as quais são feitos têm grande influência no resultado. Conheças os tipos de fibras:

  • Fibras naturais: Fibras encontradas a partir de fontes orgânicas, como algodão, linho e pelagem de animais (lã).
  • Fibras sintéticas: São as fibras criadas graças ao avanço da tecnologia. A matéria prima são polímeros petroquímicos, como acrílico, aramidas, nylon, poliamida, poliéster e poliuretano.
  • Fibras artificiais: Assim como as sintéticas, também são fruto da tecnologia, mas vêm de fontes de celulose e proteína, como acetatos e rayon.

Tipos de tecidos

tipos de tecidos

Estrutura: Tecido plano, tecido de malha e tecido não-tecido

Tecido plano: É feito em tear (manual ou industrial) formado pelo cruzamento em ângulo de 90º por fios de urdume (os fios da vertical) e trama (fios da horizontal). Tendem a ser tecidos sem elasticidade e têm diversas variações de tecidos, apesar de, comumente, serem conhecidos por serem mais lisos. Alguns exemplos de tecidos planos são o cetim, sarja, shantung, lã e tricoline.

    • Liso: Como o próprio nome sugere, é liso, sem texturas. É um dos mais utilizados, nas mais variadas aplicações.
    • Maquinetado: Apresentam certa textura e até desenhos mais simples que os jacquards. São muito usados em camisaria.
    • Jacquard: No processo de tecelagem do jacquard, os fios de urdidura (ou urdume), são movimentados durante a trama formando desenhos e texturas em padrões mais elaborados que os maquinetados. São mais utilizados na decoração que no vestuário.

 

Tipos de tecidos: liso, maquinetado e jacquard

Tecido de malha: Não são formados tecidos no processo de cruzamento de trama e urdume. Podem ser feitos de laços cruzado, o entrelaçamento de um único fio ou ainda de um conjunto de fios. São mais elásticos que os tecidos planos. Moletom, elanca e tricô são alguns exemplos de tecidos de malha.

Tecido de laçada: São os tecidos em que os fios fazem nós ao se entrelaçarem, formando laços na superfície. São tecidos felpudos como o veludo e a pelúcia.

Tecido “não tecido”: Não passam pelos processos tradicionais de tecelagem. Uma das formas mais comum de formação é a prensagem das fibras. Quase não são utilizados na confecção de roupas. Alguns deles são feltro e tnt.

Tecido especial: Possuem fios mistos em sua composição e são formados por processos de tramas mais complexos que os demais. São entre eles os lamê e o brocado.

Tipos de tecidos

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de tecidos?

Comentários

  1. Juliana Pires 11 de fevereiro de 2021 at 19:14
    Responder

    Vamos vê se eu consigo me expressar, assim como nem todo estilo de roupa ficará bem mim por cada pessoa tem tipo de corpo, quando vamos comprar uma roupa a escolha do tecido vale como referência para cada tipo de corpo também? Ou todo tipo de corpo pode usar qualquer tecido ?

  2. Edivania 11 de fevereiro de 2021 at 22:33
    Responder

    Bella, adorei,simples e fácil de entender, trabalho em uma indústria textil, faço o processo mais de papelada, relacionada ao controle da produção, vejo todos esses nomes e os tecidos, é agora ficou tudo tão claro ,fácil de entender. Toda vez que for dar entrada em uma nota de fio ou de tecido vou lembrar desse conteúdo. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *