Gostar de correr

Você gosta de correr? Leva a corrida mais a sério do que um simples hobby? Então vai gostar dessas dicas para melhorar seu desempenho, e ainda por cima diminuir os riscos de lesão!

São os chamados educativos, exercícios praticados repetidamente para melhora da técnica e coordenação motora, ajudando na execução correta do movimento durante a corrida, e, inclusive, a economizar energia. Veja bem, a corrida é um esporte de alto impacto. Imagine-se já começando com uma postura ruim, enfraquecida. No decorrer do treino, devido ao impacto e ao cansaço, pense em como sua postura vai piorar! Por isso, uma consciência corporal e músculos devidamente fortalecidos vão ajudar muito em seus treinos. A ideia é fazer de uma a duas vezes por semana essa série, rápida e simples. Ela deve ser feita antes dos treinos, logo após um breve aquecimento. Isso irá ajudar você colocar em prática as posições treinadas.

Existem alguns tipos de educativos, assim como suas evoluções. Vamos primeiramente aqui focar em exercícios mais simples:

 

PRIMEIRO EDUCATIVO: HOPSERLAUF – OBJETIVO: MELHORAR A FASE DE FLUTUAÇÃO DA CORRIDA – Aqui a ideia é fazer um deslocamento com saltos, alternando braços e pernas, elevando os joelhos. Sempre na fase de pouso no solo, saltar novamente na ponta dos pés. Faça por 30 segundos e siga com o próximo educativo da lista.

fiorentino_comportamento_gostar_de_correr-01

 

SEGUNDO EDUCATIVO: SKIPPINIG ALTO – OBJETIVO: CORRIGIR A ELEVAÇÃO DOS JOELHOS NA PASSADA – Aqui vamos, como no educativo anterior, alternar braços e pernas, simulando o movimento da corrida. Porém, o deslocamento não será em saltos, mas em passadas curtas e na ponta dos pés, sem encostar os calcanhares no solo. Mantenha sempre seu tronco reto e o abdômen super contraído. Isso serve para todas as execuções.

fiorentino_comportamento_gostar_de_correr-02

 

TERCEIRO EDUCATIVO: ANFERSEN – OBJETIVO: MELHORAR A ELEVAÇÃO DO CALCANHAR NO MOVIMENTO – Como nos educativo anteriores, a postura é exatamente a mesma, tanto do tronco como dos braços! Porém, o que muda aqui é a perna: ao invés de elevar os joelhos, vamos elevar o calcanhar em direção aos glúteos.

fiorentino_comportamento_gostar_de_correr-03

 

QUARTO EDUCATIVO: CHUTE PRA FRENTE (KICK OUT) – OBJETIVO: AMPLIAR A EXTENSÃO DA PASSADA – Nesse último exercício, a meta é manter os joelhos estendidos e usar os flexores do quadril como músculo principal na execução. A contração de abdômen continua, porém o tronco declina levemente para trás, utilizando sempre os braços alternados com as pernas.

fiorentino_comportamento_gostar_de_correr-04

 

Repita esses exercícios educativos por quatro vezes. Inclua sempre na sua rotina e terá ótimos resultados!

 

Ilustrações de Pedro Fiorentino Costa. Escrito por Raphael Fiorentino. – O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *