Etiqueta na net

0 Love

O mundo virtual é tão dinâmico quanto o real e a interatividade é global. Para a vida on-line existe a netiqueta, junção de net com etiqueta. O termo nasceu na década de 1990, quando a internet se popularizou por aqui. Veja as dicas para ser educada no mundo virtual:

 

Instagram

O perfil é seu e você pode publicar qualquer coisa, mas saiba que você pode colocar seu perfil no modo “privado” se for publicar imagens mais íntimas ou posicionamentos polêmicos, pois se estiver público, qualquer pessoa pode ver (e comentar o que quiser, então esteja preparada tanto para elogios como críticas).

Preste atenção aos detalhes do seu clique ou da sua arte antes de publicar, isso é uma forma de carinho com quem te segue. Uma boa composição, cenário ou luz – se essa for sua intenção – deixará seu feed mais harmônico e elegante. A propósito, o Instagram, hoje, é o seu cartão de visitas, que pode ser tanto para sua vida pessoal como para sua vida profissional, ou seja, note se o seu perfil está de acordo com a sua intenção.

Quando fizer o repost, ou seja, publicar um conteúdo de uma outra pessoa, tenha o cuidado de dar os créditos de quem ou de onde você pegou a imagem. Além de ser educado, pode evitar dores de cabeça com o direito autoral.

Na hora de comentar, atenha-se ao assunto do post e lembre-se que você está tratando com pessoas, ainda que não esteja frente a frente com elas. Gerar discussões, fazer propagandas ou se autopromover numa publicação que nem toca nestes assuntos é deselegante, e chega a ser constrangedor.

 

Facebook

A primeira de dica de etiqueta na net é: pense se você falaria aquilo se estivesse ao vivo com a pessoa. Trate as pessoas da maneira que você gostaria de ser tratada, com cortesia e boas maneiras.

Não se irrite se alguém não aceitar seu convite de amizade. É um recurso que a ferramenta propõe. Nem insista para ser amigo da pessoa mais de uma vez, principalmente se for um amigo de um amigo…

Não poste algo falando mal de alguém achando que a pessoa não vai ver. Ela acabará sabendo. Outra coisa: não compartilhe informações íntimas em posts. Lembre-se de que na sua rede de relacionamentos virtuais há amizades de diferentes intensidades. Evite discussões acaloradas e preste atenção à sua boa imagem on-line: escrever de modo compreensível e evitar erros de gramática e ortografia são ideais.

 

Twitter

Com uma proposta de falar o que quiser em apenas 280 caracteres, é bom ter em mente que seu comentário traga algo novo ou seja, pelo menos, engraçado.

Não tuíte minuto a minuto tudo que acontece na sua vida. Muitas coisas podem não interessar a seus seguidores.  Aproveite para divulgar assuntos que você considere pertinentes de alguma forma.

Quer dar um unfollow? Faça isso sem alarde.

Por fim, nada de intimidade, e cuidado ao publicar informações de locais onde você esteja no momento. Segurança nunca é demais, mesmo no mundo virtual.

 

E-mails 

Pense como o destinatário gostaria de recebê-lo. Cuidado ao enviar correntes ou piadas, nem todos gostam.

Certifique-se de não mandar o mesmo e-mail diversas vezes. Outra dica: responda o quanto antes à mensagem e preencha o campo do assunto. É ele que determina o interesse e a prioridade da mensagem.

 

Mensagens (Whatsapp, por exemplo)

Não escreva palavras em maiúsculo. As pessoas podem pensar que você está “gritando” (se for essa a intenção, tudo bem). Em vez de mensagens curtas, escreva uma frase objetiva e direta, e envie.

Cuidado com as “fake news” (notícias falsas), não compartilhe mensagens que você não tenha certeza se são verdadeiras ou apenas boatos. Procure checar a veracidade antes, pois espalhar notícias falsas, principalmente em grupos, pode gerar mal-estar, ansiedade e brigas desnecessárias.

Despeça-se da pessoa antes de se desconectar ou ficar longos períodos sem responder. Elegância vale nos dois mundos, não esqueça!

 

Por fim, todas as mídias sociais possuem regras quanto ao que pode ou não ser postado. Procure conhece-las para evitar que seu post seja denunciado ou deletado sem necessidade. Tem alguma outra dica de etiqueta na net? Deixe nos comentários!

Comentários

  1. Rosemere 29 de Maio de 2013 at 21:43
    Responder

    Gostaria de saber, se as baixinha “1,52” pode ussa vestidos e saias longa?
    Obrigada.

  2. babettecouto 22 de março de 2014 at 16:11
    Responder

    Isso mesmo! Porque não há nada mais elegante do que uma pessoa bem educada… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda