Estampa ou padronagem?

0 Love

Xadrez, floral, listrado, risca de giz, animal print, pied-poule… você sabe reconhecer se esses desenhos nos tecidos são estampa ou padronagem? É muito comum que as pessoas confundam, nunca tenham ouvido falar ou mesmo não saibam que são coisas diferentes.

 

O que é padronagem?

A padronagem, de modo geral, como o próprio nome sugere está relacionado ao padrão do tecido, não só tendo como referência o desenho, popularmente chamado de estampa, mas especificamente à construção do tecido, à trama. Então, um tecido pode ser de uma única cor, mas ter a textura, o toque e o caimento diferentes dependendo da padronagem da trama e diferenças nas gramaturas dos fios utilizados no tecimento do tecido, a como a sarja, o cetim e o jacquard, por exemplo. Nesses casos, não há confusão na distinção entre estampa ou padronagem.

A confusão acontece quando são utilizadas diferentes cores nos fios que tecem o tecido, formando desenhos como xadrezes, listras e bolinhas, por exemplo, ou quando a estampa é corrida e segue um padrão. Os desenhos formados na padronagem, ainda no processo de tecelagem, tendem a ser mais geométricos e, necessariamente, seguem um padrão.

Isabella Fiorentino - blazer xadrez, estampa ou padronagem

Blazer em tecido com padronagem xadrez

O que é estampa?

São considerados estampas os desenhos aplicados nos tecidos prontos. Há as estampas corridas, que seguem padrões, chamados de rapport, como animal print ou liberty (floral), por exemplo, que podem ser feitas através de cilindros ou quadro a quadro; ou as estampas localizadas, que são as que não estão presentes em todo o tecido, mas em partes específicas, como pequenos desenhos ou frases em partes específicas da roupa, comuns em camisetas, por exemplo.

Estampa ou padronagem? Isabella Fiorentino explica a diferença entre estampa e padronagem

Vestido com estampas corridas.

 

Para simplificar: Qual é a diferença entre estampa e padronagem?

Padronagem são os desenhos resultantes do processo de trama do tecido, enquanto as estampas são desenhos aplicados no tecido já pronto, de forma corrida ou localizada. Uma boa forma de verificar é olhar o lado avesso do tecido. Se for estampa, o desenho não é nítido, se for padronagem, será como um “negativo” da frente.

E o tie-dye? Apesar de ser uma técnica feita no tecido já pronto, o tie-dye não é considerado uma estampa, mas sim um tipo de tingimento.

Com certeza você tem peças com os dois tipos de desenhos no seu guarda-roupa. Será que agora já sabe reconhecer se é estampa ou padronagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda