Corpo em movimento

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O corpo precisa de movimento para ativar a circulação sanguínea.

Será que estamos rígidos demais?

 

Quando o corpo está parado, as toxinas se acumulam nos tecidos, causam acidez e contribuem para o advento de inúmeras doenças modernas: distúrbios de ansiedade, transtornos compulsivos alimentares, depressões, rigidez muscular etc.

 

Vamos nos responsabilizar por nossa própria saúde e fazer escolhas diárias para que tenhamos maior disposição, bom-humor e energia.

 

Inicie o seu dia tomando um copo de água (pode ser morna) com suco de meio ou um limão.

 

Para se ter uma boa saúde não são recomendados exercícios vigorosos, que geram grandes quantidades de suor e aceleram o coração.

Exercícios leves fortalecem o corpo internamente, sem danificar qualquer órgão vital.

 

Musculação

Exercício “culto ao corpo”, com levantamento de pesos em excesso, pode ser muito prejudicial para os músculos, tendões, articulações, e até para os ossos.

Muitas pessoas, apesar de fisicamente fortes e com músculos impressionantes, têm o corpo enfraquecido em vários níveis de saúde.

 

Os exercícios de musculação leve são muito eficazes para o aumento da força muscular, melhorando a amplitude das articulações  evitando o seu desgaste pela artrose – que leva à atrofia muscular.

 

Caminhada

Para quem não gosta do ambiente da academia e prefere o ar livre, caminhar em áreas verdes, jardins ou parques pode melhorar a saúde, acelerar a perda de peso, e é o melhor exercício para o coração.

Convide um amigo, ou reserve esse tempo só para si.

 

Esteja atento, ouça o seu corpo (respiração forçada = frequência cardíaca alta).

Convém vestir roupas e sapatos adequados – o tênis é o melhor calçado para caminhar.

Tente fazer alguns alongamentos de braços e pernas, antes para esquentar, e depois para relaxar.

 

A melhor postura para andar: respire fundo, mãos soltas sem apertar.

Costas direitas, ombros relaxados, barriga minimamente contraída para não forçar a zona lombar.

 

No início caminhe quatro vezes por semana, fazendo percursos curtos. Daí vá aumentando o trajeto e a intensidade dos passos.

Andar rápido na esteira representa 5-6 km por hora.

Depois inclua alongamentos e fortalecimento muscular.

 

Recomenda-se um mínimo de 30 minutos de atividade física moderada na maior parte dos dias, senão em todos os dias.

Procure fazer caminhadas curtas ao longo do dia (10 minutos).

 

Bom horário para caminhar é pela manhã, mas pode ser também sob a luz da lua e das estrelas!

Além de melhorar o condicionamento físico, caminhar beneficia corpo e mente.

Se você se sente angustiado, triste, sem forças, depressivo, faça uma caminhada!

Durante a atividade nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfinas, responsáveis pela sensação de alegria e relaxamento.

 

A regularidade nas caminhadas é muito importante:

1- Melhora a respiração e a circulação, fazendo com que as válvulas do coração trabalhem mais, aumentando a oxigenação do corpo.

2- Faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, transportando o oxigênio para os braços e pernas.

3- Pulmões limpos, deixando-os livres de catarro e poeira.

4- Combate a osteoporose. O impacto dos pés no chão tem efeito benéfico para os ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes.

5- Combate as dores do corpo e dá mais flexibilidade

6- Lubrifica as articulações, evitando a artrite e a artrose.

7 – Deixa o cérebro mais saudável, reduzindo os riscos de perda de memória e atenção.

8- Diminui a pressão sanguínea.

 

 “Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder cada vez mais a outros estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros ou olfativos.”

 

Por onde caminhar, leve boas notícias e ame de coração a todos que encontrar.

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

Escrito por Jane Fiorentino. – O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor.

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