Arroz

0 Love

Este é o primeiro post da nova coluna “Comidinhas Saudáveis”. Aqui você vai encontrar alguns segredos de família, passados da minha avó para minha mãe e agora para nós – contarei aqui também com a expertise da Carol Fiorentino, minha irmã, formada em Gastronomia, que dá sequência aos ensinamentos da nossa família, com sabedoria em substituir e acrescentar ingredientes ricos para uma alimentação equilibrada, saudável e SEMPRE saborosa!

Todos se interessam por esse tema, mas na prática poucos tem hábitos alimentares saudáveis. Queremos aqui trazer informações e sugestões para colaborar na melhora desses hábitos. A palavra “elegância” vem do latim eligiere, que significa “escolha” – nosso maior poder é o de escolha, mas para exercê-lo bem temos que ter informações.

Muitas vezes escolhemos alimentos pouco saudáveis, em detrimento de outros mais necessários, gerando problemas de desnutrição e obesidade.

Temos sorte de viver num país onde o clima colabora com uma terra rica em nutrientes, gerando uma variedade de frutas, verduras e legumes saudáveis em todas as suas partes: folhas, caules, frutas, sementes e raízes.

Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas comprados na época certa ele são mais baratos e de melhor qualidade.

Alimentos da época do mês de abril: abóbora, abobrinha, agrião, batata doce, berinjela, beterraba, couve, inhame, jiló, mandioca, milho verde, mostarda, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, repolho, salsa, salsão, tomate, abacate, abacaxi, banana, banana maçã, caqui, figo, goiaba, jaca, limão, maçã, maracujá azedo, melancia, melão amarelo, uva Itália, uva Niágara, alho, batata, cebola, coco, ovos (Fonte: Livro Alimente-se Bem – SESI).

Ah, e algumas receitas, as que incluem todas as partes dos ingredientes, também podem ser consideradas econômicas e até “sustentáveis”, uma vez que evitamos desperdício e o aumento do lixo brasileiro, considerado um dos mais ricos do mundo…

Para começar: uma receita que todos fazem e comem… mas que, com um toquezinho a mais, fica muito mais interessante – o arroz.

Um grão que alimenta mais da metade do mundo, de origem asiática e com diversas variações, todas com suas peculiaridades e sabores.

Arroz

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral
  • 3 xícaras de água
  • 3 folhas de repolho picada
  • 5 folhas de agrião
  • 1 tomate cortado
  • 1/2 cebola picada
  • 1 fio de azeite

Coloque na panela todos os ingredientes e leve ao fogo com a tampa entreaberta por aproximadamente 30 min.

Prove. Se necessário, coloque mais um pouco de água até que o grão fique macio.

Desligue o fogo, mantenha a panela fechada por uns 5 minutos e sirva.

Para substituir o integral pelo branco, para cada xícara de arroz, 2 xícaras de água.

O grão integral tem uma textura mais firme – uma boa forma de começar a mudar seus hábitos é substituir, uma vez por semana, o arroz branco pelo integral, e assim gradativamente ir acostumando o paladar e tornando sua comidinha saudável!

As folhas, legumes, hortaliças, tubérculos e afins podem ser substituídos conforme sua criatividade. Abra a geladeira e enriqueça sua refeição!

 

Para os curiosos… pesquisem sobre o que comemos, sua história e variações:

Wikipedia – Arroz

Terra Culinária – Arroz não é tudo igual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esquadrão da moda