Alimentação x Peso

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Como falo periodicamente em vários posts, a alimentação é uma aliada fundamental dos treinos, para ajudar nos resultados. Quando o objetivo individual em questão é perder peso, ele conta mais ainda. Precisamos sempre nos manter alimentados, até mesmo para emagrecer (sempre pensando em perder gordura, não massa muscular).

Mas como ingerir alimentos ao longo do dia sem perder a qualidade? Há certos alimentos que ajudam na saciedade (aquela sensação de fome), outros que aumentam o metabolismo, outros dão energia extra para um treino bem feito, dentre outros. Segue abaixo uma lista com algumas dicas de alimentos que ajudam a combater a gordura localizada e perder peso! Vamos a eles, com alguns de seus benefícios:

 

– CHIA: ela é rica em fibras; portanto, é um bom alimento para saciar a fome. Quando em contato com a água, vira uma espécie de gel no nosso estômago, deixando a digestão lenta. Outro alimento com funções bem parecidas é a linhaça.

 

– MELANCIA: ela é muito rica em água e tem baixíssima quantidade de calorias. Ajuda no inchaço e no controle da pressão arterial.

 

– BANANA: rica em potássio, ela alivia o inchaço e ajuda a eliminar o sódio em excesso no nosso organismo. Além disso, ela ajuda a saciar a fome e gera uma boa energia para os dias de treino. Uma dica: quanto mais madura a banana, mais açúcar (natural da fruta) ela tem. Portanto, prefira-a sempre menos madura.

 

– GENGIBRE: o principal beneficio em relação ao peso corporal é que ele é um ótimo estimulante, ajudando nos treinos e na queima de gordura. Estimula a digestão e diminui a constipação intestinal, o que ajuda a evitar o inchaço em demasia.

 

– BERINJELA: contém boas quantidades de fibra e água, ajudando na saciedade, além de melhorar o trabalho do intestino.

 

– PIMENTA: o grande trunfo desse alimento é que ele contém uma substância chamada capsaicina, um composto químico encontrado em todos os tipos de pimenta. Essa substância ajuda a estimular nosso corpo a usar a própria gordura como fonte de energia.

 

– CHÁ VERDE: além de ajudar na diminuição dos níveis de colesterol, o chá verde é um ótimo estimulante do metabolismo e queima de gordura, principalmente por ter um fitonutriente em sua composição chamado catequina.

 

– CENOURA: outro bom alimento que ajuda a acelerar o metabolismo, com mais uma vantagem: ajuda a prevenir infecções do trato urinário.

 

– AVEIA: além de conter fibras, aumentando a saciedade, a aveia (ou o farelo de aveia), ajuda a absorver menos gordura ingerida de outros alimentos.

 

Se você tiver alguma dúvida, mande suas perguntas nos comentários que o Rapha responde! 

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Rapha Fiorentino.

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