Isabella Responde

“Isabella Responde” é um espaço onde é escolhida, uma vez por semana, uma das várias perguntas enviadas para que a Isabella responda. A pergunta desta semana foi da internauta Flavia:

 

Bela, como surge a tendência de moda? Flavia 

 

Olá, Flavia! Existem alguns escritórios pelo mundo especializados em pesquisa de tendência, contando com um time de profissionais das mais diversas áreas. Para realizar esse estudo, que é super profundo, vão a vários países a fim de estudar os mais diferentes padrões de comportamento, tribos e acontecimentos. A pesquisa é tão ampla e analítica que eles são capazes de detectar com muita antecedência produtos que os consumidores ainda nem sabem que querem.

Esses estudiosos são conhecidos como coolhunters, ou “caçadores de tendências”. Sua função é estudar diversas áreas que influenciam os desejos e poderes de compra do consumidor. Mudanças climáticas, econômicas, tecnológicas, políticas e até mesmo catástrofes como guerras e atentados (como o 11 de Setembro), que, de fato, influenciam o comportamento das pessoas no futuro, a forma como elas irão se vestir, como vão “manifestar” aquele acontecimento através da roupa. Isso tudo influencia a moda de uma maneira geral, através das cores, texturas, modelagens, tecidos e temas que serão ditados como tendência para as próximas estações.

Atualmente, a tendência de moda segue um ciclo. Não há nada muito novo, e sim novas propostas em cima de estéticas já existentes. Os estudos são levados muito a sério pelos centros de pesquisa, que contam com profissionais de diversas áreas, como psicólogos, sociólogos, antropólogos e historiadores. Estes buscam as macrotendências, ou seja, detectam pela observação os novos comportamentos das pessoas e analisam que rumos tomarão os hábitos de consumo. A pesquisa inicial está muito mais focada nos comportamentos das pessoas do que nos produtos. Só depois esses novos caminhos de comportamento são traduzidos para as tendências de moda, e então para o comportamento de cada país, tribo e estilo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Elisangela Rodrigues disse:

    Izabella, boa tarde!
    Fui convidada para uma festa que o traje escolhido será vestido longo na cor azul marinho.
    Comprei um vestido simples, porem com um bordado em pedraria na gola.
    Gostaria de saber, qual acessório posso usar? no caso modelo de brinco para que não fique exagerado.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Bj

  2. Isabel Cristina Martins de Oliveira disse:

    Olá!!!Tudo bem?Bela gostaria mto de participar do esquadrão.Sei q aqui não é o lugar,mas eu preciso, não tenho quem possa me inscrever.Me sinto triste, magoada.Ficaria mto feliz de participar,vcs são ótimos.Meus esposo e meus filhos iriam amar…Na verdade estou extremamente precisando de vcs…Beijos linda!!!

  3. Bruna Garcia disse:

    Olá isabella!! Gostaria muito da sua ajuda… Vou ser madrinha de casamento e a cor do meu vestido é rosa Pink. Não sei que cor de sandália e bolsa usar. Não queria usar prata pois não curto bijuteria na cor prata. Qual cor ficaria melhor pra usar a sandália e a bolsa, Dourado ou preto? E quanto às bijouterias como usá-la? Meu vestido é de um ombro só, então acho que colar não será necessário. Me ajude por favor. Desde já obrigada, Bruna.

  4. Michele disse:

    Bella, como combinar tênis jogging???

  5. Oiii adorei o look do vestido por cima da camiseta. Gostaria de saber se conbina pra baixinha, tenho 1 50. E conbina pra ir em festa como casamento na roça. Etc obrigada.