Calça Clochard

Com os anos de 1980 em pauta na moda, voltam também as modelagens que foram ícones dessa década, como a calça clochard.

Clochard vem do francês e significa mendigo.

Os moradores de rua do século passado precisavam adaptar as calças de modelagens maiores que ganhavam; para isso eles dobravam a barra e usavam cintos na cintura para a calça não cair, gerando aquele efeito de franzido na cintura. Foi daí que surgiu a inspiração da calça com volume no quadril e cintura marcada e mais afunilada nas pernas.

A calça clochard dos anos de 1980 tinha muito mais tecido e era combinada a blusas bem volumosas. A moda daquela década era mais exagerada.

Agora, a calça surge em nova modelagem, com menos volume, e é combinada a blusas mais sequinhas. Nos pés, scarpin, tênis e mules. Sempre digo que, quando uma peça retorna à moda, ela volta com uma modelagem nova e uma  maneira diferente de ser combinada. Assim é possível ficar atual, e não com cara de quem saiu de um filme de uma década passada.

Aqui usei a calça clochard de couro, mais sequinha, combinada a uma botinha de cano curto e uma blusa mais ampla, porém colocada por dentro do cós da calça, para diminuir o volume.

Calça clochard de alfaiataria pantacourt

Nesta segunda opção, calça de alfaiataria combinada a um cinto contrastante, uma blusa de renda bem justinha e sandália na mesma cor da calça (que ajuda a alongar a silhueta, já que a pantacourt tende a diminuí-la).

Calça clochard de veludo

Nesta terceira opção a combinação de duas cores entre blusa e calça de veludo confere modernidade. O maxi cinto arremata o visual mais dramático.

Calça clochard de lã

Quarta opção: elegante X esportivo – a calça de lã amarela e o blazer são super elegantes. Para o visual ficar mais atual, foram combinadas peças de estilo esportivo: camiseta com estampa de cor próxima a calça (usada por dentro para ficar mais sequinha) e uma bota com referência western, que é outra forte tendência.

 

Calça clochard jeans

Quinta opção: o jeans também se rendeu à modelagem chochard. Para dar um ar mais elegante à produção com a calça clochard jeans, combine com um scarpin metalizado de bico fino e uma camisa usada por dentro do cós da calça.

Gostaram? Têm mais alguma dúvida sobre a modelagem clochard?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *