Atividade Física

Todos sabem que a atividade física é importante e indispensável para todo e qualquer indivíduo, não importa a idade, condição física atual, etc. Mesmo sabendo disso, muita gente não pratica nada, por diversos motivos, ou “desculpas”. Uma das mais comuns é a falta de tempo. Tem gente que acha que só uma hora de atividade intensa, 7 vezes na semana, daria um bom resultado, e como isso é muito difícil de se alcançar, desiste e nem tenta encaixar em sua rotina aquelas famosas “3 vezes na semana”.

A intenção desse post, é frisar alguns pontos que podem fazer com que você venha a praticar as atividades com mais confiança e certeza do que está fazendo! Deixar de ser sedentário, não significa virar atleta e nem comprometer sua rotina de lazer e obrigações. Sair do sedentarismo, ajuda a evitar inúmeras doenças e problemas físicos, como diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade dentre outros.

– SEMPRE, SEMPRE escolha uma atividade que seja do seu agrado. Se você tem dificuldades em manter uma frequência de treinos, sempre para no meio do caminho, tente não seguir essas atividades da moda. Foque no que te faz motivada a continuar e ter sequência, o que te da prazer.

– Porém, a atividade que se adapte melhor a sua rotina é imprescindível. Se você adora nadar, mas tem pouco tempo e exige um deslocamento grande de sua parte, mude sua escolha. Seja realista!

– Não ignore pequenas ações do dia a dia como subir e descer escadas, ir na padaria andando, passear com o cachorro. Isso pode ser um pontapé inicial para você engrenar numa rotina mais correta.

– Os benefícios de qualquer atividade física, vem de regularidade! Essa é a chave de tudo. Mesmo que não seja o suficiente para evoluir drasticamente, você terá benefícios muito grandes para sua saúde.

– No caso da musculação, é indicado cerca de 2 horas por semana de atividade. Ou seja, 4 vezes na semana com treinos de 30 minutos de duração, são suficientes. Convenhamos que isso é super plausível para quem quer buscar saúde de verdade.

– Além de sair do sedentarismo, há outros benefícios relacionados a começar a se movimentar, como melhora da autoestima, sensação de bem estar, diminuição de ansiedade, melhora da depressão, etc. Tudo isso ligado á serotonina, hormônio que nosso corpo libera quando fazemos exercícios físicos. Fora que nosso apetite diminui, nossa musculatura enrijece, nosso corpo começa a queimar a gordura localizada e ainda por cima melhoramos nossa imunidade, diminuindo as chances de ficarmos doentes.

– Há de se tomar cuidado com a alimentação. Muitas vezes, principalmente quando queremos emagrecer, pecamos na POUCA ingestão de alimentos antes dos treinos. Nosso corpo precisa de um combustível, carboidratos são uma boa pedida nessa hora!

E o mais importante de tudo: praticar exercícios de forma MODERADA, 30 minutos por dia, já tira você do quadro de sedentarismo. Esses 30 minutos podem inclusive, ser divididos em 2 ou 3 sessões de 10 minutos, por isso o tópico 2 é importante ser levado em conta.

Como todos esses benefícios e dicas, o que está esperando para se movimentar?

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