A Chegada do Verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, e a mais expansiva!

Todos os organismos vivos têm o seu relógio biológico sincronizado às variações do ambiente que chegam com as mudanças das estações.

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente até encontrar o seu apogeu no verão.

Nele, as plantas estão no auge do desenvolvimento, e a vida animal em geral está com o máximo de atividade.

Nós também participamos dessas variações, e nosso corpo se adapta a essas mudanças.

Harmonize os sentimentos que naturalmente afloram no verão devido ao calor; irritação, impaciência, intolerância.

Evite situações estressantes e excesso de trabalho.

Busque adquirir flexibilidade diante das situações, evitando relações conflituosas e agressivas.

 

Cuide-se e cultive emoções doces e afetuosas

Aproveite os dias ensolarados para fazer passeios em meio à natureza, buscando lugares frescos e com água para se refrescar.

É época própria para usar menos roupa, aproveitar lindas praias, além das piscinas, e tomar banho de sol.

Pratique atividade física em lugares ventilados ou ao ar livre, como hidroginástica, natação etc.

As caminhadas pela manhã ou no final da tarde são bastante refrescantes.

 

Tomar excesso de sol é o principal perigo do verão

Os raios solares são fundamentais para manter o planeta aquecido. Nos últimos tempos, eles têm ultrapassado a barreira da camada de ozônio e chegam mais intensos à Terra.

Entre 10h e 16h, os raios UV são emitidos em índice extremo, e ao longo do tempo vão se acumulando no DNA de nossas células, com efeitos que tendem para diversas doenças. Para se proteger é preciso usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nesses horários.

O protetor solar pode ser dispensado pela manhã bem cedo, até as 10 horas, ou no final da tarde.

 

Intolerância ao calor

À medida que o calor aumenta, as veias sanguíneas se dilatam para refrescar o corpo. Isso coloca uma carga extra sobre o coração e, dependendo da saúde da pessoa, pode provocar alguma dificuldade para o seu trabalho.

As altas temperaturas e o clima quente e úmido podem causar irritação da pele, acne, pele vermelha, olhos congestionados, odores ácidos no corpo, insolação, queimaduras, desidratação e brotoeja.

Cuidado com o excesso de sol, principalmente sobre a cabeça; proteja-a com um boné ou chapéu de abas largas. Mesmo se não estamos diretamente expostos ao sol, a areia da praia reflete os seus raios.

Não faça exercícios pesados sob o sol – algumas pessoas se sentem irritadas e incomodadas combinando as duas coisas.

Use roupas de algodão ou seda, que são leves e deixam o corpo respirar.

 

Sintomas da insolação

Podem provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náusea, tontura, febre, pele vermelha e até perda de consciência.

Sentindo algum sintoma, procure sair do sol e hidratar-se com água. Procure um médico se for preciso.

 

Queimaduras solares

Use roupas leves e beba bastante líquido.

Faça compressas com água fria e procure um médico se for preciso.

 

Sintomas da desidratação

Cansaço, boca seca, ficar muitas horas sem urinar e em casos graves febre e enjoo.

A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. É causada muitas vezes pelo calor excessivo, que durante o verão aumenta em nosso corpo automaticamente a sudorese.

 

Como hidratar-se

Uma pessoa normal perde 2,6 litros de água por dia, a maioria pela urina, sem fazer nenhum exercício.

Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até 1 litro. Por isso, é importante hidratar o corpo bebendo água pura e fresca (não gelada) e sucos de frutas naturais.

Os refrigerantes matam a sede, mas não hidratam!

As bebidas isotônicas são soluções que misturam água e sais minerais e cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo. Elas podem ser usadas em caso de desidratação.

A água de coco retirada da fruta é excelente: além de hidratar, é rica em potássio e minerais.

Cuidado com a água contaminada e seus produtos, como os sorvetes feitos com as mesmas.

 

Para prevenir doenças de pele

As doenças de pele são frequentes no verão, por isso é preciso secar bem o corpo.

Não deixe de secar entre os dedos dos pés; a umidade é a causa de frieiras.

A micose é causada por fungos, que habitam a água das piscinas e das praias; procure andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas se estiver na praia.

Na mulher, nesta época aumenta o surgimento de doenças ginecológicas causadas por fungos e bactérias, como candidíase, ardência e coceira.

Evitar roupas íntimas de tecido sintético e não fique muito tempo com o biquíni molhado.

 

Proteção dos olhos

Proteja os olhos dos raios UV usando óculos de sol, mesmo nas horas da manhã e no final da tarde.

A exposição ao sol pode ser nociva aos olhos à medida que envelhecemos, estimulando o progresso de doenças como a degeneração macular ou agravando os sintomas da catarata.

 

Bebida alcoólica

Evite o consumo de álcool, principalmente a cerveja, que dá a ideia de frescor quando está sendo ingerida, mas depois aumenta em demasia o calor do corpo, produzindo suor excessivo, acidez estomacal, azia e irritabilidade.

 

Brotoejas

Bebês com menos de seis meses não podem usar protetor solar nem ficar expostos ao sol quente; somente a sombra e as roupinhas leves garantem sua proteção.

A brotoeja é uma inflamação das glândulas sudoríparas e ataca muito os bebês.

A pele se apresenta irritada e com bolinhas vermelhas, que aparecem no pescoço e debaixo dos braços, surgindo por causa do grande calor e do suor em constante contato com a pele.

As roupas sintéticas em crianças também podem provocar a brotoeja.

Use, na água do banho, uma colher de amido de milho ou um chá bem forte de camomila e aplique após o banho talco de hamamélis.

O calor também pode fazer mal ao seu bichinho; mantenha sempre sua vasilha com água limpa e dê água aos cachorrinhos da rua.

 

Intoxicação alimentar

A intoxicação pode ocorrer principalmente em climas úmidos e quentes.

Comida estragada e mal conservada (fora da geladeira) pode causar diarreia, vômito e febre.

Muitas pessoas adoecem devido a alimentos contaminados, que podem vir de restaurantes, barracas na praia ou até mesmo de nossa cozinha.

As bactérias podem surgir e contaminar os alimentos durante o processo de manipulação, do preparo ou quando eles estão muito velhos e começam a ser tornar impróprios para o consumo.

A salmonela é um micro-organismo que atinge as carnes e pode causar diarreia, vômitos, náuseas e até desidratação grave.

 

Evite a intoxicação alimentar

Importante: lave as mãos antes de preparar o alimento.

Sirva-os imediatamente (principalmente carnes e peixes). Se forem ficar guardados mais que duas horas, é melhor levá-los à geladeira.

 

Alguns alimentos leves para a temporada de verão

– No verão, com as altas temperaturas é importante aumentar a ingestão de líquidos, frutas, verduras e legumes, além de diminuir as calorias.

– Cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis contêm substâncias que estimulam a produção de melatonina e ajudam a pele contra a ação dos raios solares.

– Evite o uso frequente de carne vermelha, priorizando o consumo de proteínas vegetais: feijões, lentilhas, grão de bico, quinoa etc.

– A quinoa é considerada um excelente alimento de origem vegetal e fonte de proteína, exercendo um papel importante na formação dos ossos e dentes e prevenindo a anemia.

 

Salada de quinoa temperada com azeite, limão e sal.

Folhas de alface.

Tomates em fatia.

Cenoura ralada.

 

Iogurte:

Use puro ou batido com frutas como manga ou morango.

 

Frutas de época:

Ameixa, melão, tangerina, laranja-lima, maçã, pera, banana…

 

Sucos:

De melancia, de abacaxi com hortelã, limonada etc.

 

Chás frios:

Chá mate com limão, chá verde, chá de erva doce, de camomila…

 

Saladas:

Diversas folhas verdes temperadas com salsinha, hortelã, aipo, abobrinha crua ralada.

 

Verduras cozidas:

Brócolis, escarola, espinafre…

 

Os benefícios da desconexão digital

Viva com sabedoria neste verão e desligue os aparelhos que possam atrapalhar seu descanso e suas férias!

Não hesite em desligar o celular durante a noite; dê um descanso à sua mente, você irá perceber os benefícios da desconexão digital.

Há alguns anos atrás, não tínhamos essas questões para resolver, e podemos muito bem tentar passar algum tempo novamente sem elas.

Com alguns cuidados, aproveite bem o seu verão!

Lembre-se que o calor pode fazer mal ao seu bichinho; mantenha sempre sua vasilha com água limpa e dê água aos cachorrinhos da rua.

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor – escrito por Jane Fiorentino.

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Comentário

  1. Miriam disse:

    Gostaria de saber se o óculos solar tem proteção UV ou é só um acessório? ?