Thomas e seus amigos

Quem me acompanha sabe que desde outubro sou Embaixadora de Thomas e Seus Amigos. Ao longo desses meses, com a ajuda da especialista em desenvolvimento infantil da Fisher-Price, Teresa Ruas, desvendei o mundo lúdico que há por trás desses personagens que meus filhos tanto amam.

Com a ajuda da Teresa fui percebendo, por exemplo, que Thomas e Seus Amigos ajudam a desenvolver a coordenação motora dos meninos, reforçam a importância do trabalho em equipe e desenvolvem a criatividade para inventar histórias.

Pensando nisso, pedi para a Teresa me contar um pouco mais sobre essas capacidades que as crianças desenvolvem graças à brincadeira e o quanto isso é importante para a formação delas. E por aí, o que os seus filhos aprendem com Thomas?

 

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O desenvolvimento e suas transformações:

A capacidade ‘ativa’ de toda criança

 

O ‘valor’ e a importância das brincadeiras na infância em prol da transformação e do desenvolvimento de nossos filhos não é observado e/ou sentido apenas por especialistas e/ou educadores. Muito pelo contrário, os pais podem e devem ser os primeiros adultos a perceberem e a facilitarem o ‘efeito positivo’ que o brincar possui na vida diária de toda e qualquer criança.

As crianças precisam brincar em todos os espaços e contextos que fazem parte do seu dia a dia. E, portanto, as vivências lúdicas e familiares e que contam com a presença dos irmãos, dos pais e a da própria casa são tão importantes para a expressão ‘ativa’ de ‘como são’ e ‘como estão’ os nossos filhos.

O ambiente domiciliar pode e deve ser, sim, um dos principais ‘palcos’ onde os nossos filhos possam ‘atuar’ sem medo, sem cobranças, sem comparações, e contando, apenas, com o acolhimento afetivo e o respeito de todos os envolvidos. Por exemplo, brincar no chão de casa com o brinquedo e/ou contexto lúdico elegido pelos nossos filhos é, sim, uma das principais maneiras de dizer às crianças o quanto nós a amamos e o quanto queremos acompanhá-las em todo o processo de crescimento.

E quando pontuo sobre a capacidade ativa presente em cada criança, eu quero afirmar o quanto ela é também responsável em potencializar o seu próprio desenvolvimento. Sabemos da importância fundamental do ambiente, da cultura e das experiências diante das transformações/aprendizagens infantis. Mas também sabemos que juntamente com toda essa ‘bagagem’ existe, em toda criança, uma energia/um desejo vital que a mantém aprendiz, exploradora e eterna aventureira na sua própria ‘viagem’ em prol de suas conquistas diárias.

Mais uma vez, quando os nossos filhos elegem a atividade, o brinquedo e as brincadeiras prediletas eles estão colocando em ‘ação’ a condição de serem ativos em suas escolhas e decisões. E com certeza, esse exercício de escolher e de brincar, ‘um milhão de vezes’, com o brinquedo e/ou situação lúdica ajudará cada criança, no futuro, a se transformar em um adulto capaz de fazer as suas escolhas e a lidar com as consequências.

E justamente diante dessa inter-relação direta entre as experiências/influências ambientais com a capacidade ativa infantil é que os nossos filhos vão se mostrando verdadeiros contadores e criadores de histórias cheias de criatividade e de muita imaginação, características muito presentes na primeira infância e que são o ‘fio condutor’ para manterem vivas a potência e a capacidade lúdica. Ao brincarem sozinhos ou em ‘equipe’- irmãos, pais, primos, colegas- as crianças expressam, a todo momento, como estão assimilando o que recebem e ‘acomodando’ as novas aquisições, desde, por exemplo, os conceitos aprendidos na escola, as habilidades específicas, como as motoras, até a vivência das regras sociais.

Sim, pais, desenvolvimento significa transformação. Transformações diárias que atingem todas as condições de nossos filhos, sejam as cognitivas, as motoras, as sensoriais, as afetivas, as sociais, ou seja, todas as partes que interagindo entre si conseguem formar um todo. Um todo humano que, desde o inicio da vida/da infância, já nos demonstra o desejo ativo e vivo em poder escolher, aventurar-se, descobrir-se, errar, tentar e explorar muito as suas próprias habilidades, competências, dificuldades, frustrações e sonhos. E o brincar para toda e qualquer criança é o principal combustível nessa eterna viagem de grandes descobertas e aprendizagens. E nada melhor que proporcionarmos aos nossos filhos aventuras recheadas de muita cooperação, solidariedade e ajuda mútua para que eles possam crescer bem conscientes do quanto ‘o outro’ é necessário para o nosso crescimento e amadurecimento pessoal.

Finalizo esse post, desejando a todos nós que somos eternos passageiros da vida, excelentes viagens pelo mundo da imaginação infantil e com grandes conquistas guiadas pela ludicidade.

Um grande abraço, Teresa Ruas

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