Nossos Olhos

Nossos olhos refletem a luz, que transforma os objetos em imagens e desvenda uma visão maravilhosa das coisas.

O olho é nosso órgão do sentido da visão, ligado ao cérebro pelo nervo ótico.

Nossos olhos e nossa mente trabalham intensamente todos os dias, mas a vida moderna sobrecarrega demais os olhos: computadores, televisores, celular etc.

Os olhos sofrem: começam a lacrimejar, coçar, ficar vermelhos, acompanhados muitas vezes de tensão no pescoço e dores de cabeça.

No computador, os olhos têm que se adaptar a diferentes níveis de brilho até 30 mil vezes por dia. Para dirigir e praticar esporte, os números são semelhantes.

Para quem vive em grandes cidades, trabalhando em lugares fechados, onde o horizonte não tem mais do que 5 metros de distância, os músculos de convergência dos olhos são sempre muito ativados, e se cansam.

Outro problema que afeta os olhos é o excesso de luminosidade. Não deixe de cobrir os aparelhos eletrônicos do quarto antes de dormir! Até mesmo à noite, no quarto onde dormimos, se há alguma luz, mesmo fraca, o nervo ótico é ativado, e os olhos não descansam como deveriam. A ausência total de luz promove um relaxamento extraordinário das células visuais do nervo ótico, levando a um profundo descanso.

Também existe o fato de deitarmos cada vez mais tarde, utilizando a visão por mais tempo.

O ideal é deixar o quarto escuro para dormir, mas, quando isso não é possível, vale utilizar um paninho sobre os olhos, ou um “travesseiro de olhos”. Você coloca nos olhos antes de adormecer; durante a noite, esse paninho ou travesseiro vai cair do seu rosto, não ficando o tempo todo em contato com os olhos.

De acordo com a doutora Tatiana Gebrael, não é bom usar a “máscara para dormir” presa com um elástico à cabeça, porque, permanecendo a noite toda, ela pode irritar os olhos, aumentando a secura e levando a outros problemas.

 

Travesseiros de olhos

Esses travesseiros podem ser comprados ou feitos em casa; são excelentes para a insônia, e para acalmar e relaxar a qualquer hora!

As ervas devem ser secas: erva doce, camomila, calêndula, capim-limão, lavanda (excelente para dor de cabeça), entre outras.

Misturar as ervas resulta em um aroma muito agradável e relaxante, que combate a insônia e problemas respiratórios.

São confeccionados em tecido de algodão, e devem possuir uma fronha, para que se possa lavá-la a cada 15 dias.

Medida básica: 25 cm de comprimento por 12 cm de largura.

Costurar e deixar um lado para colocar as ervas. Depois, é só costurar esse lado e pôr a fronha.

O travesseiro não pode ser lavado; apenas deixar ao sol de vez em quando para evitar umidade.

Tenha uma boa noite, com bons sonhos!

 

Os cuidados com os olhos devem fazer parte da nossa rotina diária

Evite os óculos de sol sem necessidade, exceto em caso de doenças oculares ou lugares onde o reflexo da luz seja forte, como na neve, na água, no mar etc.

A luz é amiga do olho, mas evite olhar para o sol; a luz solar somente é benéfica ao nascer e ao pôr do sol.

Então, pode-se fechar os olhos e voltar a face para o sol, permitindo que seus raios aqueçam as pálpebras, e revitalizem os olhos.

 

Compressas para os olhos

Aplicações delicadas de compressas feitas com chás são benéficas para olhos inchados e olheiras.

O chá de camomila tem ação anti-inflamatória e relaxante, e desincha os vasos sanguíneos.

Faça uma infusão forte com dois saquinhos de chá.

Quando o chá estiver pronto, retire os saquinhos, coloque sobre um pires e guarde na geladeira até gelar bem.

Depois, repouse-os sobre os olhos fechados, por 15 minutos, com a cabeça apoiada sobre um travesseiro.

 

Soro fisiológico para olhos cansados

Embeba dois pedaços de gaze ou de algodão com o soro bem gelado, e aplique sobre os olhos fechados por 15 minutos.

 

Para restaurar a saúde e diminuir a sobrecarga dos olhos

A pupila é um músculo que, sem estimulação, fica cada vez mais atrofiado.

Algumas massagens e exercícios podem aliviar a sobrecarga dos olhos e melhorar a visão.

Para quem tem algum problema, como miopia ou vista cansada, a visão vai melhorar, e, para quem tem boa visão, isso manterá os olhos sadios.

 

Massagem ocular

1 – De manhã, massageie de leve os globos oculares com os dedos indicador e médio, fazer movimentos circulares.

2 – Feche os olhos e pressione-os com a ponta dos dedos até que doam por alguns segundos, e depois pare (5 vezes).

3 – Com os olhos fechados, aperte firmemente as pálpebras, e depois abra-as (20 vezes).

4 – Para eliminar o excesso de líquidos, puxe várias vezes a pálpebra superior com o polegar e indicador, depois a pálpebra inferior.

5 – Com os polegares, massageie as têmporas desde o canto dos olhos até as orelhas, para estimular o nervo ótico.

6 – Insira profundamente dois dedos entre o globo ocular e o osso superior. Em seguida, fazer o mesmo na parte inferior (5 vezes cada).

 

Exercícios

1 – Mantendo a cabeça imóvel, movimente os olhos para cima e para baixo (10 vezes).

2 – Agora, faça o mesmo para a esquerda e para a direita (10 vezes).

3 – Faça com que os olhos girem em um círculo bem aberto; primeiro da esquerda para a direita, depois ao contrário (10 vezes).

4- Este exercício dá grande mobilidade ao aparelho visual, às vértebras cervicais e à musculatura do pescoço, relaxando toda a musculatura ocular.

– Coloque a ponta do dedo indicador na ponta do nariz.

– Olhando sempre a ponta do dedo, afastá-lo na extensão total do braço, em linha reta para a frente.

– Sem parar de olhar o dedo, gire a cabeça em direção ao ombro.

– Depois volte à posição inicial sempre acompanhando o dedo.

 

Faça 5 rotações para os dois lados.

5 – Feche os olhos e tensione a musculatura da face ao redor dos olhos, como se estivesse fazendo careta. Repita 5 vezes.

6 – Esfregue as mãos, para aquecê-las, e coloque ambas em concha sobre a região dos olhos. Feche os olhos durante um minuto, enquanto vai relaxando as pálpebras e o globo ocular.

 

Evite maus hábitos:

– Leia sempre com a luz adequada.

– Durante o dia, pisque várias vezes, para lubrificar os olhos.

– Não leia com o objetivo de estimular o sono; a leitura à noite, antes de dormir, pode estimular o intelecto e perturbar o sono.

– Ler no ônibus ou no carro é prejudicial ao processo de acomodação dos olhos.

– Fumaça de cigarro causa irritação, secura, vermelhidão e predispõe à catarata.

– Não veja TV muito tempo com as luzes apagadas.

 

Para quem fica muito tempo ao monitor

O trabalho que exige a visão de perto pode até mesmo restringir seu campo de visão.

– Faça descansos periódicos.

– Pisque voluntariamente várias vezes.

– Posicione o monitor na mesma altura dos olhos, a uma distância de 50 centímetros.

– Certifique-se de que a tela do seu computador retenha a radiação que ela própria produz.

 

A importância das vitaminas para os olhos

Alimentos ricos em vitamina A – derivados do leite, manteiga, ricota, damasco seco, mamão etc.

Alimentos ricos em zinco – feijão, grão de bico, lentilhas, tofu cru, amendoim cru, manteiga de amendoim, milho cozido, brócolis etc.

Vitaminas B1, B2, B6 e B12 – lêvedo de cerveja, entre outros.

A vitamina C fortalece os vasos sanguíneos. A melhor forma de obtê-la é tomar o suco de um limão, diluído em um copo de água, sem açúcar ou adoçante.

 

 

Cuide dos olhos e melhore sua visão!

 

Abraços,

Jane

 

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor – escrito por Jane Fiorentino.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *