Automassagem

O corpo todo pede massagem.Vamos apresentar algumas formas de automassagem.

Toda a massagem é baseada no desmanchamento dos nós e alívio de tensões em nosso corpo.

 

Pontos em que se localizam as tensões

Cabeça, base da nuca, ombros, braços, mãos, peito, costas, abdômen, pernas, e até no rosto.

O movimento natural dos músculos é de contração e relaxamento. Porém, quando a musculatura só se contrai e os vasos sanguíneos se fecham, pode ocorrer a formação de nódulos e tensão.

Na automassagem, a fricção das mãos provoca calor na região e aumenta a circulação dos vasos.

A intenção mental deve seguir as mãos, e a força aplicada deve ser firme, levando à sensação de aquecimento local.

Todos os movimentos devem ser repetidos, pois o principal benefício da automassagem é o quanto ela é praticada.

 

Benefícios da automassagem na cabeça e rosto

 Alivia as dores de cabeça, tranquiliza a mente, produz alongamento, reduz a congestão nasal, melhora a circulação, suaviza linhas de expressão.

 

Massagem no nariz reduz a congestão nasal

Com o dedo médio e indicador unidos: esfregar por 10 ou 20 vezes vezes a região lateral do nariz, (vai e vem) desde a base até no início da sobrancelha.

Repetir para o outro lado (assoe o nariz depois da massagem).

 

Massagem no lábio superior e inferior

Com os dedos indicador e médio unidos: esfregar por 10 vezes (vai e vem), no sentido horizontal, a parte superior e depois a parte inferior dos lábios.

 

Massagem na testa

 Unindo os dedos indicador e médio: esfregar (vai e vem) por 10 vezes a região da testa; começando entre as sobrancelhas indo até a  raiz dos cabelos.

Repetir para o outro lado.

– Fazer uma massagem circular por 20 vezes no centro da testa, ativando a circulação do sangue no lóbulo central; dita a inteligência do cérebro.

 

Massagem na cabeça

Benefícios: reduz a ansiedade, alivia as dores de cabeça, estimula o crescimento do cabelo.

Soltar os cabelos se estiverem presos e respirar profundamente…

 

– Na parte de trás da base do ouvido há um pequeno osso; coloque o dedo indicador e perceba que com uma pressão o dedo afunda; esse é o local. Com o polegar, faça um movimento de rotação, com pressão em ambos os ouvidos.

 

– Coloque os dedos, ou as mãos sobre as têmporas, e faça pequenas pressões com movimentos circulares, no sentido horário e anti-horário.

 

– Feche as duas mãos em forma de punho e use o lado dos dedos. Começando pelo centro da cabeça próximo a testa, bata com firmeza indo até a nuca.

Agora, percorrer toda a cabeça com leves soquinhos.

 

– Com os dedos de ambas as mãos massageie toda a cabeça: começando nas laterais próximas ao ouvido vá em direção ao topo da cabeça, depois em direção a frente e depois na direção de trás até a nuca.

 

Se concentre na nuca

Olhe para baixo. Com os dedos massageie a nuca, esfregando com movimentos de fricção.

A nuca precisa suportar o peso da parte superior do corpo; por isso, dores nessa região são frequentes.

A dor na nuca pode ser devido a problemas da coluna, aumento da pressão arterial, tensão, sentar-se de maneira aparentemente inofensiva, mas errada, entre outros fatores.

Massagear a nuca relaxa os músculos, melhorando a flexibilidade, e diminui a frequência das dores de cabeça.

 

Alongamento para relaxar os músculos da nuca

 

1 – Fique em pé, afaste as pernas e mantenha a coluna reta.

Junte os dedos e posicione as mãos atrás da nuca.

Leve a cabeça em direção ao peito, pressione e permaneça nessa posição contando até 20.

Passado o tempo, volte à posição normal.

 

2 – Leve a cabeça para trás, levantando o queixo o máximo que conseguir. Mantenha-se nessa posição contando até 20 e volte à posição normal.

 

3 – Agora incline o pescoço para o ombro direito, como se fosse deitar nele. Ajude pressionando com a mão. Conte até 20 e volte.

Repita para o outro lado.

 

4 – Gire a cabeça devagar, fazendo 20 movimentos circulares em volta do pescoço, da direita para a esquerda.

Agora faça mais 10 movimentos para a esquerda e para a direita.

 

Massagem nos ombros e braços

Benefícios: ajuda a eliminar a tensão nos ombros, dando flexibilidade, fortalece as mãos e alivia a rigidez.

1 – Coloque a mão esquerda no ombro direito, perto do pescoço, e aperte o tecido muscular do ombro.

Com a mão direita, percorra o braço apertando desde o pulso até o cotovelo, subindo até a base do pescoço.

2 – Estique o braço esquerdo para um lado e com a mão direita vai apertando o braço em direção ao peito.

Repetir para o outro lado.

 

Massagem na lombar e meio das costas

Sente-se com a coluna reta.

Apoie os dedos da mãos na base da coluna. Faça uma pressão firme, esfregando o local de cima para baixo, depois vá subindo pelo lado da coluna até onde conseguir chegar com as mãos.

Repita 3 vezes.

 

Massagem nos ombros e pescoço

Segure a cabeça com as mãos e vá pressionando-a com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

Desça as mãos devagar até a nuca. Depois elas se separam e deslizam até os ombros.

Pressione os ombros com os dedos, e se encontrar um ponto duro, vá desmanchando a tensão.

 

Massagem para dor de cabeça

  • Pressione alguns pontos importantes, como as têmporas, nuca, topo da cabeça, dando pequenos toques com as mãos em forma de punho.
  • Massagear por 2 minutos, as têmporas, que é a região lateral dos olhos com as palmas das mãos ou as pontas dos dedos, em forma de círculo.
  • Massagear por 2 minutos, a nuca, com as pontas dos dedos.
  • Massagear por 2 minutos,  o topo da cabeça, com as pontas dos dedos.
  • Para finalizar, deve-se puxar a raiz dos cabelos de forma suave.

Também é muito bom beber muita água ou um chá quente de erva doce com gengibre nas crises de dor.

Estes passos são formas naturais para a dor de cabeça, sem ter que recorrer a medicamentos.

 

 

Vamos experimentar?

Pesquise mais!

Sinta-se leve e cheio de entusiasmo!

 

Abraços,

Jane Fiorentino

 

Fonte: massagem do-in

O conteúdo deste post é de inteira responsabilidade do autor. – escrito por Jane Fiorentino.

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